Pets – 5 cuidados para melhorar a relação das crianças com os animais

Comportamento|Crianças|Pet

Os benefícios a partir da interação dos animais com as crianças são diversos, entretanto, é necessário manter alguns cuidados para garantir a segurança e o bem-estar de ambos.

Segundo a veterinária e gerente de serviços técnicos Pet da MSD Saúde Animal, Tatiana Braganholo, o primeiro passo é determinar limites, para o animal e para a criança. Para saber mais, desliza e o Pátio Hype te explica tudo!

1.O animal não está sempre disposto a interagir

É fundamental ensinar para as crianças que o pet não estará sempre disponível para interagir, para que assim elas possam compreender a fragilidade e a necessidade de respeitar o espaço do bichinho. Além disso, de acordo com o tempo de convivência, principalmente se for recente ou da personalidade do animal, é preciso ficar de olho no contato, para que o cachorro ou o gato tenha uma reação negativa.

2.Cuidados ao adotar um animal

Para evitar problemas futuros, é necessário tomar algumas providências antes, por exemplo, verifique se a criança tem alergia a pelos – assim como a saliva do animal, pode resultar em reações – e analise qual o melhor bicho para adquirir em casa, levando em consideração a atenção que o pet precisará, como brincadeiras, passeios, consultas ao veterinário, entre outros. Vale ressaltar que uma das vantagens de encarregar tarefas para as crianças, relacionadas ao animal, é a aprendizagem sobre ter responsabilidade e ser organizado.

Os cães costumam ser mais agitados e brincalhões, por isso têm mais dificuldades de lidar com a solidão, sendo indicados para crianças com mais energia e que ficam bastante tempo em casa. Enquanto os gatos são mais introspectivos e reservados, tendo mais facilidade para ficarem sozinhos, ótimo companheiro para crianças mais tranquilas.

3.Desenvolvimento do amor

Ao manter o contato com os bichos desde pequena, a criança levará esse amor pelos animais para o resto da vida. Principalmente quando faz parte do cotidiano dela, além de ser um elo para as programações em família. Portanto a dica é: com responsabilidade ambos saem em vantagem com esse relacionamento.

4.Cuidados com a saúde

Ao anteceder os cuidados com a saúde dos pets, é possível prevenir a transmissão de doenças para todos, especialmente das crianças. A recomendação é cuidar da higiene dos animais, vermifugação e a prevenção de pulgas e carrapatos. Se as soluções são preventivas e de longo prazo, as chances desses parasitas externos infestar a casa e os moradores, é mínima.

Apesar de não parecer tão grave, as pulgas e os carrapatos podem resultar em doenças como, doença de Lyme, babesiose e febre maculosa nos seres humanos. Portanto, fique atento a saúde dos pets, hein?!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter