Cinema do Dragão reabre ao público com mostra especial
28 de setembro de 2020
Receita do dia – Tomates recheados com frango ao forno
28 de setembro de 2020

PETS E VERÃO- Como deixar seu pet saudável e feliz no verão

Na estação mais quente do ano, nós já sofremos bastante com o calor, não é mesmo? Com nossos amiguinhos peludos não é diferente, os cuidados têm que ser redobrados para garantir a saúde e segurança do seu pet.

Confira, aqui embaixo, a lista que o Pátio Hype preparou para você, para aproveitar ao máximo o verão com seu fofucho saudável e feliz!

1- Água, água e mais água!

Água é sinônimo de vida, tanto para você como para o seu pet. Em dias mais quentes, é essencial que seu pet esteja bem hidratado. Animais com muito pelo e braquicéfalos (pugs, gatos persa, bulldogs e demais raças de focinho curto) são os mais propensos a terem desidratação.

Para que o animal possa se hidratar, frequentemente, ele deve ter fácil acesso à água fresca (água gelada é ótimo!).

Dica: além de água, você também pode oferecer água de coco (especialmente gelada) ou suco de frutas. Mas, ATENÇÂO, nunca dê suco de uva ou carambola, pois são tóxicos para cachorros e gatos. Ah! Colocar cubinhos de gelo também é uma ótima saída para refrescá-los.

2- Cuidado com os períodos mais quentes do dia

Nos dias de calor, evite passeios e atividades nos horários mais quentes do dia. Evite sair entre as 10 da manhã e as 15 da tarde, e sempre que for passear, no asfalto ou na areia, cheque a temperatura para evitar queimaduras nas patinhas do seu amigo fofinho.

Além disso, você deve ter atenção redobrada com a hipertermia, que pode surgir devido ‘as   altas temperaturas. Vale lembrar que animais como cães e gatos, realizam a troca de calor pelas extremidades, como boca e língua. Por isso, caso o seu animal fique muito ofegante, tire-o do sol imediatamente.

Dica:   se o seu pet está apático, exausto, puxando a língua para fora regularmente, aparenta estar tonto e vomitando, é muito provável que ele esteja sendo vítima de uma insolação. Para minimizar os danos ao seu parceiro, leve-o para sombra e aplique água fresca abundante, por todo o torso, cabeça e pescoço, e não pare de refrescá-lo. Depois, vá ao veterinário.

3- Nunca deixe o pet sozinho no carro, NUNCA!

Mesmo que seja rapidinho, os 5 minutinhos podem custar bem caro! Mesmo com a janela aberta, a temperatura de um carro pode subir até 5 graus em 15 minutos! Além disso, mesmo com o ar condicionado ligado, seu pet pode acidentalmente desligá-lo, podendo morrer por inalação de gases tóxicos.

4- Cuidado com doenças e parasitas!

O calor e o sol escaldante não são os únicos vilões na história. Pulgas e carrapatos são mais comuns no verão. Doenças como parvovirose e cinomose também se proliferam nessa estação e são um risco para os pets.

Para evitar essas e outras doenças é necessário estar com o cartão de vacinas do animal sempre em dia. E realizar exames de sangue como hemograma e PCR regularmente.

Dica: para garantir a segurança e mesmo assim poder levar seu amiguinho para brincar com outros pets, utilizar coleiras antipulgas e anticarrapatos é uma ótima opção.

     5- Tosa e banho

É recomendável aumentar a frequência dos banhos, mas não se pode exagerar hein!? Vale lembrar que o excesso de sabonete ou xampu pode irritar, e ou ressecar a pele.

Além disso, é importante ter cuidado com o choque térmico, molhando antes as patinhas e orelhas do seu pet, depois enxágue bem o corpo.

Também é recomendável diminuir o cumprimento dos pelos do seu bichinho. Para gatos, é preciso aumentar a frequência da escovação para ajudá-lo a lidar com o calor.

E aí? Curtiu as dicas que preparamos para você e seu pet? Comenta aqui embaixo o que achou, e digita aí se você tem mais alguma dica para compartilhar com a gente.

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *