O Theatro José de Alencar recebe neste sábado, 1 de junho, às 17h, no foyer, um dos maiores pianistas do Brasil: Osmar Milito, paulistano radicado no Rio de Janeiro, renomado intérprete e compositor brasileiro, referência no piano do jazz e da bossa. O show, dividido com instrumentistas cearenses, será a última oportunidade para o público conferir de perto a musicalidade, a improvisação e a assinatura sonora de Osmar, que se despede de Fortaleza, após realizar shows e gravações com músicos de destaque na cena jazz da cidade. O foyer do Theatro José de Alencar, equipamento da Secult, tem capacidade máxima para 100 lugares.
No repertório, grandes clássicos do jazz, de diversas épocas, marcando o reencontro de Osmar Milito com o público da capital cearense e apresentando releituras de Osmar para obras de nomes como Herbie Hancock, Mike Stern e Quincy Jones, além de músicas de Osmar e de autores de Fortaleza, como o maestro Luciano Franco, com quem o pianista dividiu palcos e estúdios ao longo desta semana.
Foram dias movimentados, a convite do projeto Jazz em Cena, com direito à comemoração de seu 78o. aniversário, em solo cearense, a apresentações, entrevistas e à gravação, no Vila Estúdio, do maestro Adelson Viana, de duas músicas com artistas cearenses, como Jorge Matteus Doudement e Marcio Resende (saxofones), Barney Oliver (trombone), Luciano Franco e Hermano Faltz (guitarras), Iury Batista (contrabaixo) e André Benedecti (bateria). Oportunidade para Osmar rever Fortaleza, aonde não vinha desde 1970, e para contribuir com a cena musical da cidade, deixando frutos na forma de um novo EP e na convivência com os músicos, que destaca como “do mais alto nível”.
“O (baterista) Paschoal Meireles já havia me avisado que em Fortaleza encontraríamos grandes músicos de jazz e de música brasileira. Agora comprovei na prática e estou absolutamente impressionado com o talento, a disposição, a educação, o amor desses jovens músicos pelo jazz. O Ceará está de parabéns e esses jovens precisam ser conhecidos no Brasil”, afirma Osmar.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult