Exposição reúne fotografias, desenhos e esculturas do artista mineiro
Os 30 anos de carreira de Gustavo Rezende estão sintetizados na mostra Mergulhos, um dos destaques da Pinacoteca de São Paulo. Ao todo são 40 trabalhos, entre esculturas, fotografias e desenhos. A exposição tem curadoria de Ivo Mesquita, diretor técnico da Pinacote. Com duração prevista até o dia 23 de fevereiro de 2014, a mostra traz um aprofundamento nos temas, nas linguagens e nos métodos de criação do artista.
Nascido na cidade de Passa Vinte (MG) em 1960, Gustavo iniciou sua carreira nas artes em 1984, justamente na Pinacoteca, com a exposição individual São Paulo: Paisagens Urbanas. Formado na Faculdade de Belas-Artes de São Paulo, tem mestrado no Goldsmiths College de Londres e doutorado em Poéticas Visuais pela USP. Também já viveu em Paris como artista residente na Cité Internationale des Arts, e atualmente leciona expressão tridimensional no curso de Artes Plásticas da FAAP.
Em Mergulhos, as diferentes etapas de criação do artista se fazem presente de maneira narrativa: do período inicial, quando sua marca característica eram as esculturas de bronze, madeira, gesso e chumbo, até a diversidade de meios das obras atuais, misturando linguagens como o mangá, colagens de fita crepe, esculturas de madeira e ferro fundido.
Fotos: Reprodução