Pinacoteca do Ceará recebe exposição de Claudia Andujar

Agenda Cultural|Cultura

Diferentes facetas de Claudia Andujar, desde os primeiros trabalhos como fotojornalista até suas séries mais experimentais. Essa é a proposta “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”,  mostra que estará disponível a partir deste sábado (22), na Pinacoteca do Ceará.

O evento de abertura contará com uma sessão especial do documentário “A senhora das flechas” (The Lady with the Arrows”, 2024), de Heidi Specogna. O filme aborda a relação de afeto e militância de Claudia Andujar com o povo indígena Yanomami, com o qual ela mantém uma forte ligação desde os anos 1970.

E vale chegar cedo!A sessão acontece às 17h30 e serão distribuídos 80 ingressos por ordem de chegada, a partir das 16h.

_

Sobre a artista

Claudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931, e em seguida mudou-se para Oradea, na fronteira entre a Romênia e a Hungria, onde vivia sua família paterna, de origem judaica. Em 1944, com a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, fugiu com a mãe para a Suíça, e depois emigrou para os Estados Unidos, onde foi morar com um tio. Em Nova York, desenvolveu interesse pela pintura e trabalhou como guia na Organização das Nações Unidas.

Em 1955, veio ao Brasil para reencontrar a mãe, e decidiu estabelecer-se no país, onde deu início à carreira de fotógrafa. Sem falar português, Claudia transformou a fotografia em instrumento de trabalho e de contato com o país. Ao longo das décadas seguintes, percorreu o Brasil e colaborou com revistas nacionais e internacionais.

Serviço:
Abertura da exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Pavilhão Expositivo 2 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: 12 anos
Acessível em Libras

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter