Pintura certa!

Comportamento|Decoração


Tá sem dinheiro para pintar a casa? Faça você mesmo! O No Pátio dá todas as dicas para se tornar um pintor de mão cheia.
pintura_nopatio

Uma casa bem cuidada é uma casa que de vez em quando merece alguns cuidados, como uma boa faxina, consertos eventuais e aquela pintura periódica. Mas os custos de uma pintura podem as vezes pesar no bolso e por isso, muitas vezes a pintura vai sendo adiada. Se sua casa está precisando de uma boa mão de tinta e você não tem como contratar um pintor profissional, o No Pátio te dá as dicas para fazer uma pintura perfeita sem gastar muito. Desde a escolha da cor até o modo de pintar, tem uma orientação para tudo. Confira!

 Acabamento perfeito

Antes de comprar as tintas você precisa escolher que tipo de acabamento e o que a tinta vai ficar exposta: sol, maresia, fuligem, água e sujeira. Na própria embalagem é possível verificar boa parte dessas informações.

O acabamento fosco é ideal para pintores de primeira viagem, pois ele disfarça as imperfeições, irregularidades na parede e ainda esconde possíveis erros de aplicação. Já o brilhante tem uma capacidade maior de resistir à limpeza e ainda acumulam menos sujeira. Mas é preciso atenção ao preparar a massa. Caso contrário, irá evidenciar imperfeições. Sempre aplique a tinta de acordo com as orientações da embalagem para evitar desperdício e erros.

Prepare a casa

pintura2_nopatio

Com a tinta já escolhida é preciso preparar a casa para receber a tinta. O papel e o papelão são os mais indicados para cobrir o chão, pois absorvem rapidamente os respingos de tinta e secam mais rápido. Não se esqueça de remover os espelhos dos interruptores e tomadas e de cobrir com fita todas as partes que não devem levar tinta. Para pintar, comece pelo teto, depois as paredes, portas, janelas e por último o rodapé.

A parede precisa estar completamente seca e sem poeira para receber a tinta. Se foi feito um reparo ou mesmo um reboco, será necessário esperar 30 dias para a parede secar completamente. Limpe manchas de gordura, graxa e mofo. Se for preciso, lixe a parede com lixa grossa e para fazer o acabamento use uma mais fina.

A massa corrida precisa de pelo menos 4 horas de secagem antes de lixar a superfície. Se a parede for de gesso existem tintas especiais para aplicar. O gesso é mais poroso e caso o material não seja o adequado, a parede pode rachar. Atenção para as paredes descascadas. Procure o motivo que esteja causando o problema e depois raspe, lixe e limpe e parede. Se a parede estiver pintada com uma cor escura ou muito forte, aplique uma camada de tinta branca fosca e depois continue com a cor escolhida.

Rolos e pincéis

pintura5_nopatio

Existe um tipo de rolo para cada tipo de tinta. Os feitos de lã são muito bons para aplicar tintas “látex” acrílica ou a base de água. Quanto mais lisa a parede mais baixo pode ser os pelos do rolo. Os rolos de pelos mais altos são usados em paredes rústicas, rebocas, com textura ou chapisco.

Os pinceis são basicamente usados para finalizações, os detalhes da parede, peças complexas e locais de difícil acesso, como venezianas, vitrôs e grades. Os pinceis com cerdas macias e menores seve para aplicação de esmaltes e vernizes.

Dicas de profissional

Para uma pintura mais uniforme, forme um “N” do teto até o chão e depois preencha os espaços. A pintura ficará mais bonita. Para uma cor mais uniforme, misture a tinta de uma única vez e não se esqueça de usar a bandeja de plástico própria para pintura. Ela evita desperdício e camadas muito grossas.

Dicas não faltam para você começar a pintar a casa e deixá-la de cara nova de novo. Então aproveite o tempo livre das férias de julho e mãos à obra! Você pode até chamar os amigos e fazer aquela festinha depois do trabalho.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter