Piscina natural em Londres utiliza plantas para purificar água

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

Com a vida moderna muitas vezes a tecnologia e o uso extensivo de certos recursos acabam por prejudicar cada vez mais nosso planeta, não é mesmo? Contudo, são cada vez mais frequentes as pessoas, ideias e iniciativas que vão na contra-mão desta tendência, trazendo a tona a discussão sobre sustentabilidade e o impacto humano nos recursos naturais. Estas pessoas e ideias também são a prova de que é possível sim inovar e produzir tecnologias sutentáveis, que poupam e reutilizam recursos naturais.

Este é o caso de uma piscina que vem dando o que falar em sites voltados para assuntos de sustentabilidade e nas rede sociais mundo afora. O que ela tem de especial? a gente explica!

A piscina, que estará localizada em King’s Cross,  Londres, será uma piscina natural! Isto quer dizer que ela não utilizará cloro ou outros produtos e aditivos químicos nocivos ao meio ambiente. em vez disso, a água da piscina será regularmente purificada com a ajuda de plantas, e somente processos naturais serão responsáveis pela filtragem e limpeza da água. O máximo, não é?

A  piscina pública é um projeto dos arquitetos do Studio Ooze de Rotterdam e da artista Marjetica Potrc. O projeto levou o nome de  ”Of Soil and Water: King’s Cross Pond Club” ( que traduzido livremente para o português quer dizer “De solo e água:Clube do lago de King’s Cross”) e faz parte do programa público Relay para a valorização de 27 hectares de terra.  Para a limpeza da piscina serão utilizadas plantas aquáticas, que se tornarão um novo habitat para a fauna local, e o número de visitantes autorizados por dia, será limitado ao tempo necessário para permitir que a piscina se regenere.

piscina natural nopatio2

 A super piscina natural terá um comprimento de 40 metros e poderá acomodar até 100 banhistas. Um dos objetivos da piscina quando estiver funcionando, será funcionar como um centro de exploração da relação entre a natureza e o ambiente urbano. A ideia é que a obra funcione como uma verdadeira piscina, disponível a todos no coração de Londres, onde o concreto irá se juntar a elementos naturais como as plantas, que podem purificar a água.
A piscina deverá ser o mais natural possível e provavelmente será muito mais parecida com um lago do que com uma clássica piscina. Também deverá ser um laboratório vivo para a compreensão do equilíbrio de um sistema que será constituído de água, terra e seres humanos, em seu ciclo de vida. Os visitantes irão receber informações sobre o ambiente em constante mudança dentro deste espaço que representará um ecossistema autossustentável.

Neste momento, a piscina já está em construção no Lewis Cubitt Park. Ela está sendo construida 2 metros acima do nível da superfície do parque e terá uma largura de 10 metros. O desejo dos designers que trabalham na sua criação é o de oferecer aos habitantes e turistas locais, um novo tipo de experiência urbana.

A já super esperada piscina natural de King’s Cross deve ser inaugurada no mês de maio e a expectativa é de que ela se torne instantâneamente mais um ponto turístico concorrido de Londres! E você? O que achou da ideia?

Fica aqui desde já uma super dica de programa divertido, diferente e sustentável para sua próxima viagem à Inglaterra!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter