Planejando uma viagem econômica!

Comportamento|Turismo

Viajar é sempre maravilhoso e se for gastando pouco é melhor ainda, não é mesmo? Confira dicas para planjear uma viagem prazerosa e econômica!

viagem_nopatio

Embora o dólar esteja em alta, o preço das passagens internacionais tem se mostrado tentador nos últimos meses, criando o seguinte dilema: viajar ou não para o exterior? Para quem já havia se planejado e está com suas reservas em dia, frustrar-se talvez não seja a opção ideal. Além disso,  a situação de caráter crítico pode até mesmo ensiná-lo a prestar mais atenção a aspectos importantes que poderiam passar despercebidos caso o contexto fosse mais “confortável”.

A seguir, confira algumas dicas simples para viajar para o exterior, mesmo com o dólar em alta, mas sem correr o risco de ser surpreendido com as faturas da viagem.

De olho na passagem

Conseguir os melhores negócios quando o assunto são passagens aéreas promocionais tornou-se uma verdadeira caça ao tesouro, quase uma arte. É preciso está focado, “antenado” em todos os canais virtuais possíveis para economizar. Atualmente há sites e blogs especializados em anunciar essas informações, por isso, fique sempre de olho neles e em seus canais de redes sociais.

Os sites que funcionam como agregadores de tarifas também são muito úteis aos exibirem os valores mais baixos para o trecho procurado. Porém, as grandes promoções relâmpago são sempre anunciadas em primeira mão pelas companhias aéras, então inscreva-se para receber as newsletters de atualização das mesmas e acompanha as atualizações delas também em redes sociais.

Montevideo, Uruguay.
Montevideo, Uruguay.

Analise todas as possibilidades!

Você pode sempre driblar o dólar buscando destinos internacionais nos quais as transações não dependam da moeda e nos quais a moeda local não seja mais forte (ou não tão mais forte) que o real. Países da América Latina são ótimas opções a serem consideradas para quem ainda não conhece os principais destinos da região. México, Uruguai, Argentina, Chile e Peru são apenas algumas das muitas possibilidades interessantes de destinos mais acessíveis, caso você não tenha ainda nenhum destino específico em mente para sua viagem e seja um explorador ávido por entrar em contato com novas culturas.

viagem_nopatio

Pesquise e Planeje

Defina com antecedência os lugares e atrações que pretende visitar, e, a partir disso, pense sobre os detalhes da sua hospedagem. Pese bem os prós e contras de sua opção: preços versus necessidades. As diferenças entre um hotel, hostel, pousada, apartamento ou até mesmo camping, se for o caso, definem não apenas seus gastos, mas o perfil de sua viagem.

Outro ponto fundamental é a localização de onde você irá se hospedar. Optar por transporte público pode ser a melhor forma de economizar nos gastos com locomoção, mas requer que a hospedaria escolhida seja bem localizada. Alugar um carro pode ser uma opção caso você pretenda passar mais tempo no local ou esteja viajando me família, mas o gasto deve ser calculado com cautela. Enfim, antes de decidir, avalie bem todas as possibilidades.

cash_nopatio

Tudo em “cash”!

O ideal numa viagem internacional é procurar pagar tudo em dinheiro ou similares e esquecer que cartões de crédito existem (a não ser em casos emergenciais), para evitar as tarifas e o susto com as contas pós-viagem. Esse cuidado deve ser redobrado em épocas de cotação instável, caso do momento atual.

Além de pagar tudo em espécie, procure pagar com antecedência o que for possível e de preferência em poucas prestações (ou à vista), para ter o maior controle possível da cotação. Convém também frear as compras e consumir de acordo às possibilidades de seu orçamento.

Museu Frida Kahlo, Cidade do México.
Museu Frida Kahlo, Cidade do México.

Diversão econômica

Independente do seu destino ou da alta do dólar, uma dica valiosa é sempre pesquisar atividades e passeios gratuitos nos destinos que visitar. Há lugares, por exemplo, que possuem programação gratuita (ou com valores mais baixos) em determinados dias da semana, ou atrações como exposições e mostras de tempo determinado que oferecem entrada franca. Pesquise antes de montar seu roteiro e usufrua o que o destino escolhido tiver de melhor para oferecer a você gratuitamente.

E aí? Deu vontade de viajar? Aproveite as dicas e ganhe o mundo!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter