Planeje a volta às aulas das crianças!

Comportamento|Crianças

Volta às aulas sem estresse: transforme o planejamento de aulas e atividades em algo prazeroso e simples para as crianças e adolescentes!

estudo3_nopatio

As férias de julho são mais curtas e as crianças e adolescentes já estão acostumados com a escola durante o ano. Os professores, colegas, turma e disciplinas já são conhecidos. Apesar de já estarem naturalizados, a volta às aulas em agosto pode não ser tão fácil assim, Principalmente se o começo do ano letivo foi desorganizado e atarefado. Planejar a recuperação de notas, voltar a acordar cedo e tentar colocar todas as atividades em dias pode ser uma tarefa complicada, mas com o planejamento certo fica mais fácil e natural. Confira algumas dicas para tornar a volta às aulas mais prática e muito mais prazerosa!

Corrija os erros!

Agora é hora de corrigir os erros do começo do ano. Se as crianças precisam recuperar alguma nota, é preciso um planejamento mais claro e detalhado para ser cumprido à risca. Não deixe que o planejamento se torne algo chato e sem graça. Envolva a criança para que ela entenda que é benéfico não deixar tudo para a última hora. Se o planejamento for bem feito, ajuda a aumenta a interação entre a família.

Acerte com a criança o dia das atividades extracurriculares e os dias que ela precisará estudar para recuperar as notas. Converse com ela e explique que a melhor opção é deixar o conteúdo em dias para não ficar atarefado demais dias antes das provas. Estudar pouco, mas todos os dias faz uma grande diferença no aprendizado delas.

Facilite o processo

estudo2_nopatio

Se as crianças e adolescentes adoram usar a internet, porque não inseri-las no dia a dia da família e utilizá-la para fazer a agenda deles? Todos os seus filhos maiores de 11 anos já devem ter um e-mail. A ideia é usar um calendário virtual para delegar as tarefas às crianças e também aos pais.

Agende os compromissos fixos, como o horário das aulas, datas de provas, atividades extra-curriculares com dia fixo e todas as atividades fixas no horário das crianças. Estimule o aluno a terminar as atividades com 2 ou 3 dias de antecipação. Agende os dias para estudar para as provas também. Se o conteúdo for muito grande, divida em vários dias para que ele não fique sobrecarregado e consiga cumprir os prazos.

Atualize-se e programe-se!

estudo4_nopatio

Faça com que ele atualize a agenda todos os dias. Se ele chegar da escola e tiver uma tarefa para os pais ou para ele mesmo, deve ser colocada na agenda. Assim, todos ficam sabendo dos prazos de cada atividade. Com isso, a criança começa a criar responsabilidade e entende que é ele o responsável pelo resultado final de cada tarefa.

Compartilhe a sua agenda com a dele. Assim, você pode acompanhar de perto o que seu filho está fazendo e se ele precisa da sua ajuda. Não organize todas as tarefas sozinha, peça ajuda ao pai também. Ele precisa saber o que o filho está aprendendo e ajudar no processo de desenvolvimento a criança. Ele também pode realizar algumas tarefas da agenda da criança.

Com todos esses hábitos adquiridos desde a infância, a vida profissional do seu filho será bem mais fácil e organizada. Essas técnicas com crianças menores de quatro anos também funciona, mas nesses casos, o ideal é fazer um quadro e colocar no quarto dela para que ela seja estimulada por esse “planejamento visual”. Organize-se e tenha uma volta às aulas tranquila para você e para as crianças.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter