Plano de Convivência com a Seca é discutido na AL

Acontece|Assembleia Legislativa|Política

A crise da água é um problema que assola todo o Brasil, e aqui no Ceará é algo que infelizmente, é bastante comum. Na manhã da última quarta-feira (25), no Plenário 13 de Maio, o governador Camilo Santana apresentou o Plano de Convivência com a Seca. O projeto foi discutido juntamente com os deputados, que fizeram questionamentos e diversas sugestões ao governante.

No que se refere à crise hídrica, o deputado Renato Roseno (Psol) pontuou que esse é um problema que vai além da seca e que na verdade, envolve mudanças climáticas e a gestão da demanda de água. Segundo ele, seria de extrema importância o Executivo priorizar o abastecimento de água. Formulando iniciativas concretas para a oferta de uma água com qualidade.

Plano de Convivência com a Seca2

Outro tópico abordado durante a apresentação do Plano de Convivência com a Seca foi a transposição das águas do São Francisco. O assunto foi abordado pelo deputado Wellington Landim (Pros), que sugeriu ao governador que lidere um grande movimento com todos os governadores do Nordeste para pressionar o Governo Federal para a conclusão da obra.

Já o deputado Capitão Wagner (PR) sugeriu a utilização dois recursos públicos voltados à publicidade em campanhas massivas de educação do uso consciente da água. Por outro lado, a deputada Laís Nunes (Pros) propôs a redução da vazão das águas do açude Orós e o deputado Heitor Férrer (PDT) indagou sobre a quantidade de barragens feitas na gestão do ex-governador Cid Gomes.

Os parlamentares Danniel Oliveira (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Audic Mota (PMDB) e Joaquim Noronha (PP) cobraram maior empenho do Governo na compra de máquinas perfuratrizes para a construção de poços no interior do Estado.

Manifestaram-se ainda no Plenário sobre o Plano de Convivência com a Seca os deputados Manoel Duca (Pros), Antônio Granja (Pros), Elmano de Freitas (PT), Doutora Silvana (PMDB), Leonardo Pinheiro (PSD), Bethrose (PRP), entre outros. Os parlamentares destacaram a iniciativa do governador de apresentar no Poder Legislativo as ações para convivência com a seca.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter