Olhe para a foto e diga se acredita mesmo que esse aparelho – que nem parece uma esteira, nem qualquer outra máquina que você encontraria facilmente na academia – funciona. Juliana Paes, Carol Castro, Angélica e Ivete Sangalo são algumas celebridades brasileiras que usaram o aparelho e só tem elogios. Mas, se você precisa de mais referências, saiba que a diva pop internacional, Madonna, já declarou por ai que a plataforma vibratória está aprovadíssima! O No Pátio diz por que tantas mulheres procuram essa nova maneira de adquirir belas curvas.
A plataforma chegou ao Brasil há nove anos, mas só depois de cair no gosto das famosas, que por sua vez, contaram ao público o que o aparelho é capaz de fazer, que a máquina ficou mais conhecida. Mesmo presente no país há tanto tempo, a plataforma vibratória é, sim, considerada ainda uma novidade.
Constantes vibrações são produzidas por meio da plataforma vibratória, com o objetivo de estimular a locomoção. A ideia de criar um aparelho assim surgiu com a necessidade de trinar os astronautas para as situações de gravidade zero. O sucesso da plataforma não é apenas em academias, não. Clínicas de fisioterapia e de reabilitação física também adotaram o aparelho como meio de ajudar pacientes que sofreram lesões ou tem doenças degenerativas.
No começo, só existiam modelos profissionais, que custavam aproximadamente 30 mil reais. Um precinho nada acessível a maioria das pessoas. Hoje, as versões mais recentes custam em média 10 mil reais, bem mais baratas que as originais. Sem falar que o uso do aparelho é mais difundido em academias do que era no início. A marca pioneira na fabricação da plataforma vibratória no país foi a Power Plate. Atualmente, existem cerca de 40 mil plataformas em 20 países.
Treinos curtos e sem pesos, isso parece sonho? Pois é exatamente assim que o aparelho funciona. O fortalecimento da musculatura ocorre não exige muito esforço físico por parte do aluno. Para comprovar a eficiência do aparelho é preciso pagam, em média, de 70 a 100 reais por sessão. Bem mais barato que comprar a máquina, não é?
Em média, sessões diárias de 30 minutos são suficientes. Os exercícios são potencializados e conseguem atingir um número bem maior de fibras musculares que uma atividade convencional. Além, disso quanto maior for a freqüência vibratória, mais rápido os resultados irão aparecer.
Outros benefícios da plataforma vibratória:
– Fortalecimento dos músculos;
– Melhor fluxo sanguíneo
– Redução de celulite
– Estimulação do sistema hormonal
– Prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose)
– Contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.
Claro, que para ter o corpinho enxuto da Madonna, apenas a plataforma não é suficiente. Se seu objetivo é ter o corpo das celebridades, tente aliar a musculação e aulas de dança ao uso do aparelho. Quanto mais atividades, melhor. Não esqueça que cada uma delas exige uma orientação específica!