Quem não lembra do famoso vestido esvoaçante usado por Marilyn Moroen no filme “O Pecado Mora ao Lado”, de 1955? Exuberante e sinônimo de elegância, as peças plissadas, que mais parecem as dobras de uma sanfona, estão com força total no inverno 2011 e prometem ser tendência no verão 2012 com a mesma intensidade. O No Pátio mostra algumas dicas para dar movimento à sua produção com as roupas enrugadinhas.
A fashionista e escritora Carrie Bradshaw, do seriado Sex and the City, é a prova de que os plissados não fazem parte do passado e que as peças são até hoje truques de sedução e formas de esbanjar fascínio por ai. O que confere o ar mais clássico ou arrojado as roupas é a criatividade para compor as pregas, cores e tecidos usados. Do clássico ao modismo, são infinitas as opções para usar e abusar do plissado.
Se você acha que as saias plissadas são apenas aquelas do uniforme do colégio, está muito enganada! No século XV, nos tempos do rei Felipe da França, o modelito já era tendência e fazia a cabeça da mulherada da época. As saias midi ou longas podem ser usadas com regatas de tecidos leves, como a seda, e dão um ar romântico e feminino ao look. Mas atenção! Se você é baixinha, evite o comprimento médio, que desfavorecem as mulheres de baixa estatura.
Para uma produção mais despojada, as sapatilhas ou rasteiras são as mais indicadas. Se o intuito é compor um look mais arrumado, as sandálias de salto Anabela completam o figurino e embelezam a produção. Os acessórios, como os broches e cintos – finos, largos ou com nós – podem e devem ser usados como toque final de criatividade e personalidade ao figurino.
Nas festas mais glamurosas, os vestidos compridos e plissados são puro glamour e sofisticação. Uma dica útil é observar o tipo de tecido. Os mais finos dão a impressão de fluidez e não aumentam o volume da silhueta. Ótimo para disfarçar os quilinhos extras. Se o tecido não for fluido, o efeito é justamente o contrário, a cintura vai embora e você vai parecer mais gordinha. E isso ninguém quer, não é?
Ah! Nada de comprar uma roupa plissada sem experimentar. As ruguinhas do modelo causam efeitos diferentes em cada corpo, devido ao volume que algumas peças conferem. Então, não é porque um modelito plissado caiu super bem na sua amiga, que vai cair em você também.
Quanto mais leve o tecido, mais elegante é a peça e mais difícil de amassar, ótimo para uma viagem. Agora você já sabe que pode levar sem medo um item que amassa com dificuldade e garante charme nos dias de folga. Em casa, prefira guardar as peças enroladas no mesmo sentido das dobras, assim o plissado é mantido por mais tempo. Na lavagem, os cuidados não são dispensados! O ideal é lavar a mão.
Se você tem medo do volume do plissado, aposte em looks monocromáticos, diferente dos coloridos que tendem a aumentar o volume das peças. Marcar a silhueta e salientar a parte mais fina do tronco é outra tática infalível para não ficar por fora dessa moda.
Busque inspiração nas passarelas ou nas divas consagradas do cinema e dos famosos seriados e esbanje sensualidade com os plissados!
Fotos: Reprodução