Políticos e empresários se reúnem em ato a favor do Hub Fortaleza

Acontece|Assembleia Legislativa|Ceará|Negócios


Lideranças políticas e empresariais compareceram ao ato de mobilização “Todos unidos pelo HUB da TAM” no Ceará, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (22/06), no Palácio da Abolição. Durante o ato, foram apontadas as vantagens de Fortaleza em relação às outras capitais concorrentes, e anunciadas as estratégias de mobilização para trazer o empreendimento para o Ceará.

Camilo Santana, Governador do Estado, disse que o objetivo do encontro é chamar atenção e sensibilizar os cearenses quanto à importância do empreendimento para o Ceará. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos”. “Não tenho a menor dúvida de que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, disse.

hub 02O gestor enumerou as vantagens de Fortaleza em relação às outras capitais (Recife e Natal) que também concorrem na disputa pelo centro de conexões (Hub) do grupo Latam Airlines. De acordo com o governador, o Ceará possui o maior PIB do Nordeste. Fortaleza surge como a terceira maior rede de influência do Brasil, e a maior do Nordeste, conforme dados do IBGE. O governador ressaltou, ainda, que a Capital cearense detém o sétimo maior poder de compra do Brasil, assim como a maior geração de empregos do Nordeste.

Com relação ao turismo, Camilo Santana explicou que um centro de conexões aeroviárias facilita, do ponto de vista logístico e empresarial, a oferta e a procura por pacotes para um destino já consolidado, “como é o caso do Ceará”. “Fomos comprovados, pelo segundo ano consecutivo, o melhor Estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, assim como o maior mercado emissor de turistas do País”, reforçou.

Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, que vem liderando essa mobilização no Parlamento cearense, disse que a Casa Legislativa irá participar ativamente de toda a campanha. “Qualquer incentivo que o Governo venha a dar, como repasse de recursos ou empréstimos, tudo vai passar pela AL, então vamos acompanhar de perto, pois o projeto é de grande importância para a nossa economia”, afirmou.

O ato, que contou com políticos da situação e da oposição, reuniu diversos parlamentares que demonstraram seu apoio e ressaltaram a importância da implantação do HUB em Fortaleza. A deputada Rachel Marques (PT) disse que HUB irá reforçar o potencial turístico do estado e garantir a geração de 10 mil empregos. Ela observou que o Ceará ganhou uma grande vantagem sobre os demais estados com a inclusão do aeroporto Pinto Martins no pacote de concessões da presidente Dilma Rousseff.

Carlos Matos (PSDB) lembrou que a medida, além de aumentar a conexão com a Europa e os Estados Unidos, “duas das maiores economias do mundo”, ainda irá aumentar o fluxo de passageiros reduzindo o custo de passagens. Para ele, “é importante investimos todas as nossas energias nesse projeto, pois aumenta a probabilidade de termos HUBs de outras companhias aéreas”.

O ato reuniu, ainda, os deputados Manuel Duca (Pros), Fernanda Pessoa (PR), Bethrose (PRP), Aderlânia Noronha (SD), Lucílvio Girão (SD), Bruno Gonçalves (PEN), Odilon Aguiar (Pros), Joaquim Noronha (PP) e Carlos Felipe (PCdoB).

Saiba mais: o que é HUB? HUB é um centro de conexões do grupo Latam Airlines. Fortaleza é candidata e favorita a receber o empreendimento. O grupo anunciou em abril que estuda desenvolver o primeiro hub doméstico e internacional do Nordeste do Brasil e vai escolher Fortaleza, Natal ou Recife para sediar o centro.

O principal objetivo é ampliar a atuação das empresas do Grupo em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região Nordeste.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter