Já parou para pensar por que aquelas músicas tristes fazem tanto sucesso? Não seria melhor se nós parássemos de ouvir o que não nos faz sentir bem?
Talvez a questão seja exatamente essa: elas também fazem com que você se sinta melhor! Um estudo feito pelo neurocientista Robert Zatorre, da Universidade de McGill, no Canadá, constatou que músicas carregadas de emoções – como aquelas que fazem você lembrar do relacionamento que terminou “sem motivos” – liberam uma substância chamada dopamina – responsável pelo prazer no cérebro!
A satisfação que produz este hormônio é bem parecido com o da comida, do sexo e até das drogas! Em seus estudos o neurocientista constatou que quanto mais arrepios as músicas melosas causavam nos voluntários, mais dopamina era liberada!
A constatação foi que mesmo que nos entristeça um pouco, as músicas melancólicas também podem nos fazer sentir bem, e o melhor, nos motiva a seguir em frente e esquecer o que nos deixou tristes! Ou seja, ouvir várias vezes aquela música melosa pode ajudar a superar um momento ruim.
E de tanto se ouvir, elas acabam no topo das paradas de sucesso! E não poderíamos deixar de citar “Someone Like You”, um dos maiores sucessos da cantora Adele, cheia de tons tristes. Deu para entender agora porque tanta gente chora quando ouve essa música?
Adele – Someone Like You
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hLQl3WQQoQ0[/youtube]
Fotos: Reprodução