Por que temos a sensação de “déjà vu”?

Comportamento

Você já passou por aquela sensação estranha de estar vivendo uma coisa que possivelmente já aconteceu? Geralmente ficamos encucados se aquilo é uma coisa que já sonhamos ou que já vivenciamos ou se é mais uma coisa repetida na nossa vida. Bom, qualquer que seja a teoria que tenhamos isso se chama “déjà vu”, um dos fenômenos que mais desperta curiosidade em todos. Mas que ninguém ainda consegue compreender do que se trata.

Um estudo realizado pelo Central European Institute of Technology e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Masaryk, na República Tcheca, parece ter mostrado uma luz para este mistério. Os cientistas acabaram descobrindo que certos pontos cerebrais específicos têm um impacto direto sobre isso. Foram feitos exames de ressonância magnética, com 113 voluntários, mostraram que o hipocampo – parte do cérebro onde as memórias se originam – eram bem menores em pessoas que vivem tendo essa sensação.

“Quando estimulamos o hipocampo de pacientes neurológicos, conseguimos induzir neles a sensação de déjà vu. Ao encontrar as diferenças estruturais no hipocampo em pessoas saudáveis que têm ou não tal experiência, mostramos que ela está diretamente ligada à função destas estruturas cerebrais”, afirmou o autor principal do estudo, Milan Brázdil.

Ainda segundo ele, o déjà vu é provavelmente causado por uma superexcitação de células nervosas, o que causa um pequeno erro no sistema. “Tal sensibilidade maior pode ser consequência de alterações nessas regiões do cérebro que podem ter ocorrido durante o desenvolvimento do sistema neural”, explica Brázdil. Apesar de parecer tão misterioso, o “déjà vu” é uma experiência super comum: segundo os pesquisadores, entre 60% e 80% das pessoas passam por isso!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter