Uma das mais importantes criadoras da dança no século 20, Pina Bausch deixou um legado que inspira artistas em todo o mundo. No próximo dia 27 de julho, segunda-feira, ela faria 80 anos se estivesse viva e, para homenageá-la, o Porto Iracema das Artes vai exibir, por 24 horas, a íntegra da montagem “Ausência”, resultado da residência artística “10 anos sem Pina”, realizada na Escola em 2019. O registro audiovisual do trabalho ficará disponível no Youtube da Escola a partir das 10h do dia 27 até as 10h do dia 28 de julho.
No ano passado, quando se completaram dez anos da morte de Pina, a Escola recebeu, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), a Vila das Artes e a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o bailarino e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, Daphnis Kokkinos, para uma residência de duas semanas com 22 bailarinos brasileiros, em sua maioria cearenses.
Ao final da formação inédita no País, que selecionou artistas locais e recebeu bailarinos até de outros Estados, a montagem foi apresentada no Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15 no dia 3 de agosto. Depois, “Ausência” foi reapresentada na programação da XII Bienal Internacional de Dança do Ceará 2019, que ocorreu em outubro.
Serviço:
Porto Iracema das Artes exibe por 24 horas “Ausência”, espetáculo realizado em residência “10 anos sem Pina”
Quando: De 10h do dia 27 até as 10h do dia 28 de julho
Onde: Youtube do Porto Iracema das Artes
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult