Porto Iracema das Artes traz oficina com Marcélia Cartaxo

Agenda Cultural|Cultura|Cursos|Em Fortaleza

Premiada por personagens memoráveis como Macabéa, da adaptação de 1985 do livro “A Hora da Estrela”, e Pacarrete, do filme de mesmo nome que venceu o último Festival de Gramado, a atriz Marcélia Cartaxo é uma das mais importantes do País. E ela estará no Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no próximo dia 10 de março para a abertura oficial do ano letivo 2020, que terá “Poéticas de Coexistência” como tema norteador das ações formativas e dos eventos ao longo de todo o ano.

oficina “Interpretação para cinema e TV”, ministrada por Marcélia de 10 a 12 de março, abre a temporada formativa do programa básico, que contará ainda com diversas oficinas e cursos nas áreas de Audiovisual, Fotopoéticas, Artes Visuais e Artes Cênicas. As inscrições desses outros percursos serão iniciadas no dia 16 de março. Todas as formações da Escola são inteiramente gratuitas.

A iniciativa da Escola definir um tema norteador para as ações do ano letivo vem desde 2016 e surgiu a partir da observação de questões que emergiram no ano anterior. A ideia é aprofundar essas reflexões no período letivo seguinte. Em 2016, as “Narrativas” tiveram destaque; em 2017, foi a vez das “Utopias”; em 2018, o Porto Iracema se debruçou sobre as “Poéticas do Feminino” e, em 2019, o foco foi sobre as “Poéticas da Existência”.

A oficina

A formação “Interpretação para cinema e TV” conta com 25 vagas, preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia da atividade, e terá um total de 12 horas/aula. De 10 a 12 de março, das 14h às 18h, a oficina será realizada na sala de teatro Sidney Souto, no Porto Iracema das Artes, e é voltada para atrizes e atores que desejem se aperfeiçoar ou se familiarizar com as especificidades da atuação no cinema e na televisão.

A partir de sua experiência como atriz, diretora e preparadora de elenco, Marcélia Cartaxo aborda aspectos da interpretação dramática no cinema e na televisão, como concentração, memória da emoção, ação dramática e caracterização, discutindo as condicionantes específicas desses veículos na preparação do ator.

SERVIÇO
 Abertura do ano letivo 2020 do Porto Iracema das Artes com oficina “Interpretação para cinema e TV”, ministrada por Marcélia Cartaxo
Período da oficina: 10 a 12 de março, das 14h às 18h
Carga horária: 12 h/a
25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia da atividade, a partir das 13h
GRATUITO

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter