Porto Iracema realiza primeiro “Anatomia do Espetáculo”

Agenda Cultural|Cultura

Inspirado nos programas “Anatomia do Filme” e “Anatomia da Dança”, o Porto Iracema das Artes lança, na próxima quinta-feira (27), a primeira edição do “Anatomia do Espetáculo”. Com o intuito de promover encontros e analisar as aproximações e peculiaridades de espetáculos cênicos, a live de estreia trará os artistas Luciano Wieser e Henrique Oliveira para discutir suas peças teatrais “Automákina – Universo Deslizante” e “Imaginário Criador”. O encontro acontecerá a partir das 16h, no canal do Youtube e no Facebook da Escola.

Diretor e fundador do Grupo de teatro De pernas pro ar (Canoas, RS), Luciano Wieser é também ator, criador, bonequeiro e cenógrafo. No espetáculo de rua “Automákina”, sua maior obra, o artista apresenta uma maquinaria funcional de valor artístico ímpar, tornando-se referência por construir uma linguagem própria, que borra as fronteiras da arte. Já Henrique Oliveira é diretor e fundador da Trupe Motim de Teatro (Quixeré, CE). Seu trabalho perpassa diversas artes e tradições, destacando-se pela forma imagética, criativa e inventiva com que é realizado.

O encontro dos artistas aconteceu, pela primeira vez, durante a pesquisa de “Imaginário Criador”, realizada pela Trupe Motim de Teatro no Laboratório de Teatro do Porto Iracema, em 2016, e tutorada por Luciano. Na live, eles analisarão os dois espetáculos, que possuem como questão central a engenharia cênica e a maquinaria como estética. Para uma aproximação das pesquisas, serão revelados materiais dos processos de criação, investigações que atravessam a encenação, a dramaturgia e a inventividade de cada trabalho.

Promovido pelo Laboratório de Teatro da Escola, a ideia do “Anatomia do Espetáculo” é que diretores de trabalhos cênicos dissequem a construção, estrutura e elementos de obras significativas em suas carreiras, além de comentar suas trajetórias e produções. As conversas serão mediadas pelo coordenador do Laboratório, Andrei Bessa.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter