Atualmente, a medicina e outras áreas relacionadas à saúde vêm evidenciando as vantagens de uma vida ativa e a importância que os exercícios físicos trazem, sendo recomendados tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças.
Qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade, irá obter resultados positivos com a prática física. Um estudo atual avaliou esse benefício, trazendo novas informações que apontam que os idosos podem ter seu tempo de vida aumentado em até cinco anos ao investir em exercícios!
A investigação foi feita por pesquisadores da Universidade de Oslo (Noruega), que acompanharam 5.700 noruegueses, com idade entre 68 e 77, durante um período de 12 anos. O estudo foi publicado no “British Journal of Sports Medicine” (Diário Britânico de Medicina Esportiva), revelando que o ato de praticar exercícios, sejam eles leves ou intensos, tem impacto na perspectiva de vida de uma pessoa.
Os pesquisadores complementaram a pesquisa afirmando que os idosos que praticavam pelo menos três horas de exercícios físicos por semana viveram em média cinco anos a mais que os sedentários. Entretanto, o estudo expos que fazer menos de uma hora de prática física por semana não traz quase nenhuma vantagem.
Manter-se em um estilo de vida sedentário pode acarretar em perdas importantes em quatro áreas na saúde do idoso: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. A atividade física ajuda os idosos não só a se sentirem melhores e aproveitar mais a vida, como também facilita na recuperação de lesões. Sendo assim, os pesquisadores sugeriram que o governo invista em campanhas de combate ao sedentarismo, impulsionando os idosos a desenvolver a prática física.
“Estratégias públicas de saúde deveriam incentivar idosos a fazerem atividades físicas, da mesma maneira que há campanhas contra o tabagismo”, afirmaram os pesquisadores. “Exercitar-se é tão útil para reduzir mortes como parar de fumar.”
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 48,7% das pessoas com mais de 18 anos não são suficientemente ativos. O intuito do Ministério é reduzir este percentual para 10% até 2025.
E você? O que anda fazendo para manter um estilo de vida ativo e garantir uma velhice mais saudável? Conta pra gente!
Fotos: Reprodução.