Termina às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 30 de abril, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. Esse horário é somente para quem for enviar os dados pela internet. As declarações feitas em disquete de computador, terão que ser entregues obedecendo ao horário de funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Pela internet o contribuinte pode baixar o programa que gera o documento pelo site da Receita Federal. Depois terá que baixar o Receitanet, aplicativo para a transmissão dos dados, que também está no site da Receita. Mesmo com o serviço de declaração disponível desde o dia 1º de março, como sempre, o brasileiro continua deixando tudo para a última hora. Até sexta-feira (30), 5,5 milhões de declarações tinham sido enviadas, número que representa apenas 20% dos 25 milhões de documentos esperados, segundo balanço divulgado pela Receita Federal.
“Quem não preparou, não deve deixar para a última hora. Se não tiver os documentos e for procurar comprovantes de rendimento, recibos de médico e contas de hospitais no final do prazo terá dificuldades”, disse Joaquim Adir, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal.
Adir diz ainda, que este ano os contribuintes tem apresentado poucas dúvidas e o programa gerador da declaração não tem apresentado muitos problemas. “O contribuinte quase não tem dúvidas na hora de preencher a declaração do imposto de renda”. Por isso, para quem ainda não fez a sua declaração, é bom correr e não deixar para o final do prazo.
Foto: Reprodução