Incentivando cada vez mais o descarte seletivo de resíduos sólidos e proporcionando um comportamento cada vez mais sustentável, na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Roberto Cláudio inaugurou mais dois novos Ecopontos em Fortaleza. Os novos equipamentos, localizados nos bairros Jardim Cearense e Pici, representam mais opções de locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.
Além disso, esses equipamentos ampliam também o benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis.
O Ecoponto do bairro Jardim Cearense é resultado de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com o apoio da MRV Engenharia. Já no Pici, o Ecoponto foi construído em formato de alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Os Ecopontos contam com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.
O programa dos Ecopontos, que completa um ano em Fortaleza, amplia as possibilidades de coleta seletiva e oferece o benefício do Programa Recicla Fortaleza, que permite descontos na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis.
Lançado em 30 de abril de 2016, o programa Recicla Fortaleza também apresenta números bastante significativos, pois, em apenas sete meses de funcionamento, já tem mais de 7.603 usurários cadastrados no sistema sendo beneficiados.
Com a entrega desses novos equipamentos, a capital cearense conta hoje com 22 Ecopontos. Até o final de 2016, a Prefeitura de Fortaleza pretende alcançar a meta de um total de 25 Ecopontos implantados na cidade. E que venham mais iniciativas que promovam a sustentabilidade, concordam?
Fotos: Reprodução.