Prefeitura apresenta novo projeto de bicicletas compartilhadas com integração ao transporte público

Acontece|Atualidades|Fortaleza


Problemas relacionados à mobilidade urbana são os que causam maior impacto na população das grandes cidades. Como Fortaleza cresceu muito rápido, ações voltadas para buscar solucionar problemas referentes a essa questão se tornaram cada vez mais urgentes.

Vendo a intermobilidade como fator essencial para a sustentabilidade nos transportes em uma cidade, possibilitando um equilíbrio de usos entre os mais diversos meios de transportes, uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Fortaleza é a mobilidade urbana. Fato que pode ser comprovado através das diversas obras de implantação de binários, instalação de ciclofaixas e de estações de bicicletas compartilhadas.

Dando um passo a frente em um projeto pioneiro em todo o Brasil, o Bicicletar agora passará a promover a integração do modo cicloviário com o transporte público. Inicialmente o projeto prevê a implantação de estações nos terminais de ônibus e regras específicas para os usuários que necessitam passar longos períodos com a bicicleta.

Desse modo, o sistema de bicicletas compartilhadas vai beneficiar o público que realiza diariamente viagens pendulares, configurando-se principalmente como um complemento para a viagem do usuário de transporte público no seu percurso casa-trabalho ou o inverso.

bicicletas compartilhadas 2

Com a iniciativa, a gestão do prefeito Roberto Cláudio incentiva cada vez mais a utilização do modo cicloviário na cidade como meio de transporte. O que é ótimo para o meio ambiente, pois deixaram de ser emitidas mais de 219 toneladas de gás carbônico na atmosfera após a utilização das bicicletas compartilhadas. De 15 de dezembro de 2014 para cá, foram realizadas mais de 610 mil viagens utilizando as 600 bicicletas do sistema disponíveis nas 60 estações na cidade.

Após coletiva de impressa – que será realizada hoje a tarde no Paço Municipal, a prefeitura dará início à chamada pública para seleção da empresa que fará a implantação, operação e manutenção do sistema na cidade, cujo processo licitatório será conduzido pela Comissão Permanente de Licitação.

Para os que já andam ou querem andar em duas rodas não motorizadas, esse novo sistema do Bicicletar será uma maravilha!

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter