Não é segredo para ninguém que a educação é a base para a mudança. Por isso, a Prefeitura de Fortaleza tem o objetivo ampliar o acesso à tecnologia e inovação na área da educação e empreendedorismo através de uma parceria com a Microsoft Informática. A parceria contempla inúmeros programas para a população com cursos gratuitos envolvendo desde noções básicas de computação, segurança, privacidade e Internet até módulos avançados que envolvem toda a Plataforma Microsoft, entre outros.
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Robinson de Castro, a Microsoft oferecerá conteúdos de capacitação básica em Tecnologia da Informação (TI) que poderão compor a grade curricular a ser oferecida por programas do Município e disponibilizar conteúdo gratuito online de capacitação em TI.
Além disso, será implementado o programa BizSpark, que fomenta o empreendedorismo e desenvolvimento de 12 empresas iniciantes do Cuca Barra (startups), incluindo acesso ao software Microsoft de alta tecnologia, suporte técnico, treinamento de negócios e gerenciamento e visibilidade para startups que se enquadrem no regulamento do programa, com duração de três anos. Também será oferecido acesso à ferramenta Windows Azure, uma plataforma na nuvem para criação e desenvolvimento de programas e serviços, facilitando a disponibilização de produtos/serviços de startups no mercado.
Outro programa importante é o DreamSpark Standard, facilitando o acesso ao software Microsoft para os alunos da rede pública. Neste programa, as instituições de ensino médio do Município de Fortaleza, formalmente matriculadas e reconhecidas pelo MEC, poderão se cadastrar no site do programa e ter acesso a software de desenvolvimento e design de programas gratuitamente para desenvolver habilidades em TI.
Dados da IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de Tecnologia da Informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia, mostram que cerca de 40% das empresas brasileiras têm dificuldade em encontrar pessoal qualificado para preencher suas vagas, sendo que no País, quase 18% dos jovens estão desempregados.
O setor de serviços em TI cresce quatro vezes acima do PIB nacional e deve liderar o crescimento desse setor, com mais de um milhão de oportunidades de trabalho (1.216.000) em diversas regiões do País. Portanto, essa é uma excelente iniciativa da Prefeitura de Fortaleza.
Fotos: Reprodução.