Desde que Fortaleza adotou o uso das bikes como meio transporte tem colhido excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos. E como incentivar o uso de transporte não motorizado está entre as principais soluções sustentáveis para desafogar o trânsito e reduzir o impacto ambiental, o uso de ciclovias tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente.
Sabendo de tudo isso, a Prefeitura de Fortaleza promete, para o início do mês de agosto, 2,5km de ciclofaixas nos dois sentidos da Avenida Domingos Olímpio. Os serviços para implantação da ciclofaixa já começaram e o primeiro passo está sendo a remoção da sinalização horizontal e vertical da avenida.
De acordo com informações da Prefeitura de Fortaleza, a nova ciclofaixa fará a ligação do Bairro Antônio Bezerra com o fim da Avenida Antônio Sales, no Bairro Cocó. Com essa nova ciclofaixa, Fortaleza passa a ter 164,5 quilômetros de malha cicloviária.
Segundo o engenheiro Gustavo Pinheiro, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, as duas vias da Domingos Olímpio vão ser estreitadas e as ciclofaixas vão ser implantadas junto ao canteiro central da via. “Elas permanecerão com três faixas cada uma, para o transporte público e veículos particulares, porém mais estreitas do que são atualmente”, explica.
Para quem quer queimar calorias e ter uma vida mais saudável, a ciclofaixa se torna um grande atrativo. Além disso, o comércio de rua, os bares e restaurantes que se encontram no percurso da ciclofaixa são favorecidos com o aumento no número de consumidores por conta dos ciclistas que por ali pedalam.
Atualmente, estão sendo implantadas ciclofaixas nos Bairros Conjunto Ceará e no Jockey Clube. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as próximas ciclofaixas vão ser implantadas em Messejana, Parangaba e Prefeito José Walter. A meta da administração municipal é terminar o ano de 2016 com 216 quilômetros de malha cicloviária.
Fotos: Reprodução.