O esquema de fraudes envolvendo benefícios do Instituto de Previdência do Município (IPM) não é assunto nenhum pouco recente. Por isso mesmo, com o objetivo de atualizar a base de dados dos segurados e desse modo evitar fraudes e inconsistências nos pagamentos dos servidores aposentados e pensionistas do município de Fortaleza, desde novembro do ano passado a Prefeitura de Fortaleza, por meio do IPM, está recadastrando os beneficiários.
Para não ter o benefício previdenciário suspenso, os beneficiários deverão realizar o procedimento de recadastramento do IPM em qualquer agência do Banco do Brasil. Caso contrário, a retomada só será possível após o comparecimento ao Instituto para a atualização dos dados.
De acordo com o superintendente José Barbosa Porto, um dos motivos para o recadastramento do IPM é a possibilidade de detectar procedimentos indevidos, já que após a realização de visitas domiciliares feitas pelo serviço social do Instituto foram descobertos casos de alguns aposentados que já tinham falecido e a família não atualizou as informações no IPM, continuando assim a receber o benefício.
Procedimento para o recadastramento do IPM
No mês do seu aniversário os aposentados e pensionistas devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil, em qualquer parte do País, munidos de documento com foto, CPF, comprovante de endereço e matrícula do IPM.
Já no caso de o beneficiário se encontrar impossibilitado de ir até a agência bancária o recadastramento pode ser feito por meio de um procurador, que deverá comparecer à sede do IPM, localizada na Rua Major Facundo, n° 1.361, no Centro, levando a documentação requerida e uma procuração pública com menos de seis meses de expedição e em primeiro translado, especificando o IPM.
Somente nos meses de novembro e dezembro foram realizados 983 recadastramentos, de um universo de 13.700 segurados. O recadastramento do IPM ocorre até outubro de 2016. Maiores informações através do telefone (85) 3252-4159.
Fotos: Reprodução.