Prefeitura abre inscrições para o 4º casamento coletivo LGBT de Fortaleza

Acontece|Atualidades|Fortaleza

Um casamento é sempre um ato de celebração do amor! Duas pessoas que decidem dividir a vida e criar uma família juntos, independente de credo, situação social, sexualidade ou outras diferenças, não é mesmo? E é exatamente com o intuito de celebrar o amor e a diversidade que a Prefeitura de Fortaleza anunciou na tarde de ontem (17) que estão oficialmente abertas as inscrições para o quarto casamento coletivo LGBT de Fortaleza. As incrições seguem até o dia 14 de agosto e a expectativa é que 30 casais participem da cerimônia, segundo a Coordenadoria da Diversidade Sexual, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Em 2016, a cerimônia coletiva uniu oficialmente 28 casais em Fortaleza.


O objetivo principal da ação é proporcionar aos casais de pessoas LGBT o acesso a este recente direito conquistado pela população homoafetiva, de forma gratuita, com apoio de “padrinhos/madrinhas” que irão custear as taxas cartoriais. “Este é um ato político, não é só o reconhecimento de uma união homoafetiva. Muitos vivem juntos há anos mas não contam com os direitos assegurados pela lei a qualquer casal. Com o casamento coletivo, a Prefeitura vem facilitar o acesso aos direitos naturais advindos da relação”, afirma o coordenador da Diversidade Sexual, Paulo Diógenes. “É um ato de orgulho, afirmação e resistência da população LGBT”, completa Dediane Souza, coordenadora executiva.

Os interessados em participar do casamento coletivo deverão comparecer ao Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, na Rua Pedro I, 461, bairro Centro, e realizar o cadastro apresentando documentos pessoais. A cerimônia, em data a ser marcada neste segundo semestre de 2017, ocorrerá no Parque das Crianças – Rua Pedro I, s/n – Centro, com decoração, bolo, fotos e música. Na preparação para este importante momento, os casais inscritos também participarão de encontros que abordarão a importância do matrimônio e da família, além de receberem atendimento com psicólogo e assistente social.

Documentos necessários

Confira abaixo a relação completa de documentos necessários para participar do evento!

Solteiros: RG e Certidão de Nascimento;
Divorciados: RG e Certidão de casamento com averbação de divórcio;
Viúvos: RG, Certidão de casamento com anotação de óbito ou certidão de óbito do cônjuge e cópia do formal de partilha;
Estrangeiros Solteiros: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), certidão de nascimento consularizada e declaração do estado civil consularizada;
Estrangeiros Divorciados: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), Certidão de casamento original consularizada; Certidão de divorcio consularizada.

Quem sabe esta não é a oportunidade que faltava para se unir formalmente a quem você ama e construir uma família? Informe-se e boa sorte!

 

Mais informações
Centro de Referência LGBT Janaína Dutra
Telefone: 3452.2047

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter