Prefeitura de Fortaleza assina convênio da nova Operação Urbana Consorciada Osório de Paiva

Acontece|Economia|Fortaleza

Mais parques, praças, equipamentos culturais e empregos para a comunidade dos bairros Canindezinho e Siqueira, é isto que prevê a Operação Urbana Consorciada (OUC) Osório de Paiva. A intervenção é uma iniciativa público-privada, realizada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que visa instalar um novo supermercado Atacadão nessa área, gerando emprego e renda para a comunidade local e melhorias sociais.

O termo de convênio da Operação Urbana Consorciada que beneficiará os bairros da Regional V foi assinado na quinta-feira (31/03), na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). De acordo com o arquiteto responsável pelo equipamento, Luciano Guimarães, serão gerados mais de 200 empregos diretos e o impacto na economia abrangerá toda a região. “A nossa expectativa é que as obras comecem ainda neste primeiro semestre”, afirma.

Por meio da nova OUC ficou estabelecido que a Prefeitura de Fortaleza elaborará o Plano de Ocupação e o Plano de Arborização para a área, prevendo parques, praças e equipamentos culturais, voltados para o fortalecimento da cidadania, desenvolvendo uma cultura de paz que beneficie os bairros Siqueira e Canindezinho. Ao parceiro privado, o supermercado Atacadão, caberá a responsabilidade de executar as obras de infraestrutura e recuperação ambiental.

Prefeitura de Fortaleza 1

O convênio permitirá ainda a gestão compartilhada das áreas verdes e recursos naturais dessa região, viabilizando a sua sustentabilidade e o pleno direito à Cidade para os moradores da área, previstos no Plano Diretor Participativo de Fortaleza e do Estatuto da Cidade (lei 10.257/ 2001).

São exemplos de OUCs em Fortaleza o Parque do Riacho Maceió (Mucuripe), a Lagoa do Papicu e o Sítio Tunga (Luciano Cavalcante). Segundo a Prefeitura de Fortaleza, as Operações estão previstas no artigo 32 do Estatuto da Cidade por meio da qual investimentos urbanísticos podem ser realizados por empresas para transformar a feição de um bairro ou uma comunidade e, em troca, a prefeitura permite importantes intervenções.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter