O que para alguns é considerado lixo, para outros se transforma em um novo produto. Por meio da reciclagem, aumenta-se o ciclo de vida da matéria inorgânica, evitando o desperdício de recursos naturais e preservando o meio ambiente. Através do descarte adequado, o tempo do processo de reciclagem é otimizado, já que perdas são evitadas e, com isso, o valor de revenda do material aumenta.
Somente este ano, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já viabilizou a entrega de 150 mil litros de Óleos e Gorduras Residuais (OGR) para a Rede de Catadores e a Cooperativa de Catadores, que congregam 14 associações na cidade. O número significa um incremento de 27% quando comparado ao total recolhido em todo o ano passado.
O OGR coletado pela Prefeitura de Fortaleza é beneficiado na Usina de Pré-Tratamento do Centro de Triagem do Bonsucesso, equipamento mantido pelo poder público municipal. Os catadores que atuam no local limpam e equilibram o PH do material, que é então vendido e encaminhado à Usina de Biodiesel em Quixadá. A renda é toda revertida para os profissionais da reciclagem.
A iniciativa faz parte do Programa Reciclando Atitudes, que busca promover processos de reciclagem com a inclusão dos catadores, incentivar a coleta adequada de resíduos e garantir a manutenção da qualidade ambiental e processos sustentáveis de reciclagem, observando os aspectos ambiental, social, econômico e energético. Com isso, a iniciativa colabora para a efetivação de uma cidade mais sustentável.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Fortaleza avança, em parceria com a Rede de Catadores e a sociedade civil organizada, na logística de recolhimento do OGR em estabelecimentos comercias que quisessem fazer doações do produto às entidades. Até o momento são 160 empreendimentos entregando este tipo de resíduo, entre lanchonetes, restaurantes, etc.
Além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem possibilita a inclusão social e promove dignidade à vida de muitas pessoas, geralmente moradores de rua.
Fotos: Reprodução.