Traição – Cinco dicas para saber se o parceiro está sendo infiel!
13 de agosto de 2018
“Filmes Mudos” no Cineteatro São Luiz
14 de agosto de 2018

Prefeitura de Fortaleza inaugura posto de saúde Dr. Eduardo Régis Jucá no Mondubim

A Prefeitura Municipal de Fortaleza entrega nesta segunda-feira (13), às 18h, o novo Posto de Saúde Dr. Eduardo Régis Monte Jucá. Esta é a 21ª unidade construída durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio e integra o pacote de ações de reestruturação da atenção primária na Capital. Estarão presentes na solenidade o prefeito Roberto Cláudio; a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel; o secretário da Regional V, José Ronaldo Rocha Nogueira; e demais autoridades.

O posto de saúde Dr. Régis Jucá vai atender uma população estimada em 22 mil pessoas que residem nos bairros Mondubim e Planalto Ayrton Senna. Com uma dimensão de 631,7 m², a unidade possui dez consultórios, sala de odontologia com escovódromo, farmácia, sala de coleta para exames laboratoriais, sala de imunização, dentre outros. O posto conta com três Equipes de Saúde da Família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A unidade vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, utilizando um sistema informatizado com prontuário eletrônico. Os usuários terão atendimento médico, odontológico e de enfermagem para as condições agudas e programadas. As gestantes, puérperas, hipertensos, diabéticos, pacientes com hanseníase e pacientes com tuberculose, também serão acompanhados pelos programas. A unidade vai disponibilizar a realização dos seguintes testes: pezinho, hepatites B e C, HIV, sífilis e gravidez.

Sobre o homenageado

Médico sanitarista e cardiologista, Eduardo Régis Jucá nasceu em Fortaleza em 1936. Em 1962, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1965, fez prova para revalidar o diploma de médico nos Estados Unidos. Aprovado, ficou na América e fez parte da equipe do Dr. Cooley, que realizou o primeiro transplante cardíaco nos Estados Unidos que sobreviveu à operação.

De volta a Fortaleza, assumiu as funções de professor assistente da Faculdade de Medicina da UFC e cirurgião da Casa de Saúde César Cals, onde compôs com outros médicos o primeiro serviço de cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea do Ceará. Em 1972 Régis Jucá realizou no Hospital de Messejana, pela primeira vez no Norte e Nordeste do Brasil, a cirurgia de revascularização do miocárdio com ponte de safena. E seguiu ao longo dos anos no pioneirismo, que trazia vida mais longa aos pacientes.

 

 

 

Serviço:

Inauguração do Posto de Saúde Dr. Eduardo Régis Monte Jucá
Data: 13/8/2018 (segunda-feira)
Hora: 18h
Local: Avenida 1, 618 – Mondubim

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *