Um olhar mais pró-ativo e atento para as pessoas que possuem deficiência física ou mental. Este é o principal objetivo do Fundo Municipal para a Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A mensagem para a criação do fundo foi assinada nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Roberto Cláudio, com a missão de ampliar a política voltada à inclusão e à acessibilidade. O evento acontece no Ginásio Paulo Sarasate e a iniciativa será enviada à Câmara dos Vereadores de Fortaleza. A ideia é que a iniciativa possibilite fomentar o financiamento de programas, serviços e benefícios direcionados a pessoas com mobilidade reduzida.
“Estamos cumprindo uma obrigação nossa e um direito do cidadão. Ao assinar a mensagem de criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, estamos criando oportunidades concretas de novos financiamentos para novas políticas capazes de garantir que a acessibilidade seja, cada vez mais, uma pauta da Cidade. Isso vai permitir que a gente consiga captar recursos privados, de instituições de fora do País e da Cidade, para financiar políticas que garantam mais direitos às pessoas com deficiências”, esclareceu o Prefeito.
O titular da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, Emerson Damasceno, enfatizou a importância do trabalho intersetorial que vem sendo desenvolvido por diversas pastas da Prefeitura de Fortaleza. “É possível observar, na gestão do prefeito Roberto Cláudio, o desempenho de toda a equipe para desenvolver ações em prol da pessoa com deficiência. O próprio Fundo, que já está previsto há alguns anos, está sendo efetivado graças ao trabalho incansável de todos. É muito mais difícil financiar vários projetos e efetivar políticas públicas de forma isolada. Com o Fundo, será menos difícil”, pontuou.
Integrando as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza para as pessoas com deficiência física, foram entregues, na ocasião, 363 cadeiras de rodas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que vem intensificando cadastros nos postos de saúde, objetivando contemplar a população que necessita do equipamento. Por meio de pactuações e parcerias, a expectativa é de que a ampliação da distribuição aconteça até o fim deste ano.
“Esta é uma demanda antiga dessas pessoas. A entrega das cadeiras de rodas é parte de algo maior, que é a definição de política de saúde para pessoas com deficiência. Nós já criamos grupos de trabalho nessa perspectiva e as ações já começaram. Todas as unidades que estamos inaugurando, inclusive alugando, estão tendo sua acessibilidade totalmente contemplada. A Unidade de Acolhimento, que inauguraremos em outubro, é exemplo disso”, destacou a titular da SMS, Joana Angélica.
João Nogueira Alves recebeu, das mãos do Prefeito, a tão sonhada cadeira de rodas. “Neste momento, o que sinto é felicidade. Esta é uma iniciativa que ajuda muito a gente nesta luta diária pela inclusão, facilita a nossa mobilidade de forma fantástica”, declarou.
O titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira, enfatizou a importância da execução de ações similares em prol de uma Fortaleza mais justa e igualitária, destacando o sucesso do Projeto Praia Acessível, que permite a pessoas com mobilidade reduzida a experiência do banho de mar na Praia de Iracema. “Graças à ação do Prefeito, Fortaleza é das poucas Capitais do Brasil a adotar essa prática que facilita o banho de mar. Estamos comemorando cerca de 2 mil pessoas que tomam banho na Praia de Iracema por meio do projeto”, pontuou.
O secretário adiantou, ainda, que está previsto, para o ano de 2018, nova plataforma destinada a pessoas com dificuldades auditivas. “Esse projeto, que já está em andamento, vai permitir que essas pessoas, ao chegarem a qualquer equipamento público de Fortalza, consigam se comunicar sem a necessidade de um intérprete de Libras. É uma grande vitória para a Cidade e para as pessoas, que terão, por exemplo assistência médica e atendimento escolar facilitados”, anunciou.
A programação alusiva ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência contou, ainda, com apresentações de música e de dança. Atividades esportivas foram promovidas por meio da integração de atletas do time Solar Cearense do NBB, que participaram de jogo de basquete com rodas da equipe do Sarah Kubitschek.
Quem é portador de alguma limitação ou deficiência física sabe bem a importância de novas ações que facilitem a acessibilidade e inclusão em Fortaleza. Nós curtimos muito a iniciativa e você, leitor? Conta pra gente aqui nos comentários!
Fotos: Reprodução