Ciente da importância de investir em educação, o prefeito Roberto Claudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, lançam na manhã desta quinta-feira (27), na Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, o programa Novo Mais Educação do Governo Federal. Ao todo, 44 mil alunos de 283 escolas municipais serão beneficiados por meio da complementação da carga horária de 15 horas semanais no contraturno escolar.
Cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo é um dos objetivos do programa Novo Mais Educação, que será executado por meio do acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes/cultura, esporte/lazer e educação patrimonial. Este ano, para reforçar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, o município de Fortaleza incluiu como atividade complementar obrigatória, dentro da educação patrimonial, a discussão da temática de prevenção e combate às Arboviroses.
Segundo a secretária Dalila Saldanha, o programa irá colaborar para a ampliação da jornada escolar proposta pela atual gestão e possibilitará aos estudantes um melhor desempenho educacional. “Teremos a oportunidade tanto de contribuir ainda mais para a melhoria da aprendizagem dos alunos, como de cooperar para a permanência deles na escola, reduzindo o abandono, a reprovação e a distorção idade e ano”, destacou.
→ Ações para melhorar a aprendizagem
Além do programa Novo Mais Educação, as Escolas de Tempo Integral, o programa Pró-Técnico e o projeto Integração, que acontece em parceria com os CUCAs, integram as ações da política de ampliação da jornada escolar proposta pela Prefeitura de Fortaleza. Em 2017, para ampliar ainda mais o atendimento em tempo integral, também está prevista parceria com as escolas particulares e clubes sociais. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza atende 65.872 alunos em jornada ampliada.
Fotos: Reprodução.