A partir desta quarta-feira (6), os usuários do sistema de transporte público que passam pelo Terminal do Papicu vão ter a oportunidade de acessar livros gratuitamente! Isso mesmo, assim vai funcionar o projeto de compartilhamento coletivo de livros, chamado de Terminal Literário, que contará com estantes de livros abertas ao público, onde o cidadão poderá escolher exemplares de seu interesse, levar para casa e devolvê-los após o término da leitura. O lançamento acontece às 16 horas, juntamente com a reinauguração do Terminal do Papicu.
O projeto, idealizado pela Prefeitura de Fortaleza, tem o objetivo de promover a leitura por meio do compartilhamento do acervo, de tornar o tempo do trajeto dos passageiros mais prazeroso e visa atender ao fluxo de mais de um milhão de pessoas que passam, diariamente, pelos Terminais de Integração de Fortaleza, socializando a leitura em um espaço diferenciado, de forma rápida, gratuita e acessível a todos. O Terminal Literário também chegará aos Terminais do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Parangaba e Siqueira. As datas das inaugurações serão divulgadas em breve.
O projeto Terminal Literário é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), da Empresa de Trasporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.
Doações para o projeto Terminal Literário
Os interessados em contribuir com o projeto Terminal Literário também poderão fazer a doação de livros, que poderão ser entregues nos seguintes órgãos: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro), Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica), Secretaria Regional I (Rua Dom Jerônimo, 20 – Otávio Bonfim), Secretaria Regional II (Rua Prof. Juraci M. Oliveira, 1 – Edson Queiroz), Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia), Secretaria Regional IV (Av. Dedé Brasil, 3770 – Serrinha), Secretaria Regional V (Av. Augusto dos Anjos, 2466 – São Bento) e Secretaria Regional VI (Rua Padre Pedro Alencar, 789 – Messejana).
Sobre as reformas no Terminal do Papicu
O Terminal do Papicu passou por reforma com diversas melhorias, como a recuperação dos pisos das plataformas e a pavimentação dos paralelepípedos por onde os ônibus trafegam. Os banheiros passaram por reforma estrutural, ganhando novos pisos e revestimentos cerâmicos, e também foram substituídos os sanitários, pias, torneiras, bem como foram feitas melhorias na rede elétrica e hidráulica. Toda a sinalização foi reforçada nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e foram instaladas novas placas para filas preferenciais, bem como novos organizadores de fila. Entre os serviços, tem-se, ainda, a pintura de todos os pilares, fachadas e salas do terminal, a instalação de novos gradis, alambrados e catracas.
O Terminal do Siqueira já foi reformado e os terminais da Lagoa, Conjunto Ceará e Parangaba serão os próximos terminais a receberem as melhorias por meio de reformas, previstas no contrato com a nova empresa que administra os terminais – a Socicam. O Terminal do Papicu foi inaugurado em 23 de janeiro de 1993. Atualmente, estão em operação 55 linhas distribuídas nas plataformas. O terminal conta com 29 boxes com diversos serviços oferecidos, como recarga e solicitação do Bilhete Único, lanchonetes, lojas de variedades, farmácia popular, serviços telefônicos, bancos, posto de cadastro.
Serviço:
Lançamento do projeto Terminal Literário
Data: Quarta-feira (6/4), às 16h
Local: Terminal do Papicu (Rua Pereira de Miranda, 80 – Papicu)
Mais informações: 3105.1386
Fotos: Reprodução