Com o tema “Juventude e Periferia”, a Semana de Direitos Humanos da Rede Cuca, que acontecerá de 02 a 05 de dezembro, abordará temas como violência, abuso e exploração sexual, redução de danos, extermínio da juventude, trabalho, cultura, sexualidade e mídia. A programação foi desenvolvida em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro.
O lançamento da Semana de Direitos Humanos da Rede Cuca acontece hoje, durante o I Festival de Educação Social, no Cuca Mondubim. Durante todo o dia, haverá grupos de trabalho, apresentação de painéis institucionais, debates e socialização dos grupos de trabalho, e construção de um cronograma para o fortalecimento da Rede de Proteção Social das Crianças, Adolescentes e Jovens de Fortaleza.
O I Festival de Educação Social acontece das 8 às 17 horas, e tem como objetivo promover um grande encontro com os educadores sociais para a troca de experiências e fortalecimento da educação social, orientadas pela ética dos direitos humanos e da cultura cidadã.
Para Luisa Cela, Diretora de Direitos Humanos da Rede Cuca, além de destacar a importância do engajamento da juventude nas lutas pela conscientização, garantia e ampliação de direitos, o objetivo primordial da Semana de Direitos Humanos da Rede Cuca é possibilitar reflexões sobre as principais violações observadas no trabalho cotidiano desenvolvido na Rede Cuca.
Entre os destaques da programação está um debate, a acontecer no dia 03 de dezembro no Cuca Barra, acerca de políticas sobre drogas e redução de danos. No mesmo dia, no Cuca Mondubim, haverá um debate sobre empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo também a entrega de certificados para os jovens que finalizaram os cursos técnicos do Projeto Juntos Contra Exclusão Social, e a finalização do Projeto Trajetos EnCena.
Para encerrar a programação, será realizada a I Conferência Livre de Direitos Humanos, nos dias 04 e 05 de dezembro, no Cuca Jangurussu. A abertura da conferência será às 18 horas, no dia 04, com o tema “Direitos, Periferia e Juventude”, com a presença de representantes de órgãos públicos e entidades que trabalham com a promoção e proteção dos direitos humanos.
Fotos: Reprodução.