Prefeitura de Fortaleza supera a meta da campanha de vacinação antirrábica 2016

Acontece|Atualidades|Fortaleza


Cerca de 44,3% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um cachorro de estimação, segundo dados do IBGE. Se você faz parte dessa estatística deve saber que pelo menos uma vez por ano cães e gatos devem receber a vacina contra a raiva.

Em Fortaleza, no dia 12 deste mês, a Prefeitura promoveu o dia “D” de mobilização para vacinação dos bichanos. Nesta edição, a campanha vacinou 257.655 animais, alcançando 94% da população de cães e gatos existentes na capital cearense.

De acordo com informações da Prefeitura de Fortaleza, as Regionais I, V e VI – áreas de maior concentração de animais domésticos – tiveram cobertura acima de 95%, totalizando 162.917 animais protegidos contra a doença.

Para o assessor técnico da Célula de Vigilância Ambiental, Nélio Morais, a realização das ações descentralizadas e o dia “D” de vacina contra a raiva proporcionaram o sucesso da campanha. “As ações ocorrem durante todo o ano, mas aproveitamos o período, para intensificar e garantir dessa forma a proteção dos animais e da população” reforçou Nélio.

vacina-contra-a-raiva-2

Saiba mais:

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

É importante ressaltar que Fortaleza está há 13 anos sem registrar casos da doença em humanos, cães e gatos. Portanto, se você ainda não vacinou o seu animalzinho de estimação não perca tempo: A campanha encerra-se no dia 12 de dezembro, mas a vacina contra a raiva esta disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas Unidades de Vigilância de Zoonoses, distribuídas nas Regionais, no horário de 8 às 17 horas.

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter