Prefeitura de Sobral debate segurança para mototaxistas

Acontece|Atualidades|Sobral

Um dos meios alternativos de transporte que mais cresceu no Brasil nas últimas décadas é o mototáxi. Oferecendo mais velocidade de deslocamento e custo inferior do que o táxi convencional para seus usuários e com grande procura para serviços, o número de mototaxistas multiplicou-se rapidamente na capital e, principalmente, nas cidades do interior de todo o País.

No município de Sobral, esses profissionais estão por toda parte. Por isso mesmo, eles tanto passaram a ser vítimas de violência e assaltos como também testemunhas dos mesmos. Para garantir a agilidade no atendimento de demandas de segurança pública para os mototaxistas, as Secretarias de Cidadania e Segurança, Conservação e Serviços Públicos, juntamente com o Ronda do Quarteirão e Polícia Militar, estiveram reunidos na última terça-feira (22) com os representantes da categoria para debater estratégias que facilitem a comunicação entre os mototaxistas e as forças de segurança do município.  

De acordo com o Secretário de Cidadania e Segurança, Major Francisco Erlânio Matoso de Almeida, a reunião definiu a criação de um grupo intitulado ‘Mototaxista Seguro’, que será composto por representantes da segurança pública e mototáxis. “Por meio desse grupo, iremos facilitar e tornar mais célere o atendimento dos profissionais no caso de alguma ocorrência”, detalhou o secretário.

mototaxistas 1

Com a explosão da violência, sobretudo por crimes praticados por pessoas portando motocicletas, todos aqueles em posse de uma moto passaram a ser vistos com muitas suspeitas. Como as pessoas tendem a generalizar quase tudo, os mototaxistas que sempre foram marginalizados, passam por um acentuado processo de preconceito e muitos se sentem acuados no exercício de sua profissão. No entanto, muita gente esquece que esses profissionais também estão diariamente sujeitos a acidentes e aos assaltos. Justamente por isso, faz-se tão necessário que as políticas públicas discutam cada vez mais medidas de segurança para esses profissionais.

Compareceram à reunião o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade, o Major Flávio Dias, em nome da Polícia Militar, e o Sindicato dos Mototaxistas de Sobral.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter