Agora os moradores do distrito de Caracará, em Sobral, já podem contar com um novo Centro de Saúde da Família. Isso porque na noite da última quinta-feira (25), o prefeito do município, Veveu Arruda, entregou o Centro Padre Jairo Linhares Ponte.
Esta é a 28ª unidade básica de saúde inaugurada pelo prefeito, dentro do programa de Melhoria do Sistema de Saúde, entre novas, ampliadas e reformadas. De acordo com a Prefeitura de Sobral, até o fim da atual gestão, ainda serão inaugurados novos CSF no Caioca, Parque Santo Antônio, Estação e Alto da Brasília, além das ampliações das Unidades de Saúde do Padre Palhano e Vila União.
Durante o evento de inauguração do novo Centro de Saúde da Família, o o prefeito Veveu falou da alegria por estar entregando a unidade de saúde do Caracará, que também deve receber em breve uma nova ambulância.
“Nós investimos pesado na saúde para ter resultados como o encontrado aqui, onde nenhum criança de 0 a 1 ano de idade morreu e nenhuma mãe morreu de parto, no ano passado e neste ano. Quando fui vereador de 93 a 96 a nossa luta era conseguir que viesse uma médico e um dentista uma vez por mês para o distrito. Hoje temos outra realidade e isso me motiva a fazer cada vez mais, para oferecer atendimento de qualidade para a população”, disse o prefeito, que na ocasião também aproveitou para adiantar que em breve irá inaugurar o Colégio Sobralense de Tempo Integral no distrito e será construído um abatedouro na localidade de Campo Grande.
O atendimento foi iniciado na sexta-feira (26), com uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), composta por um médico, dois enfermeiros, três auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, uma equipe de saúde bucal e uma do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O Centro de Saúde da Família de Caracará conta com cinco consultórios médicos, sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, setor de nebulização, sala de procedimentos, sala de observação, sala de reunião, sala da gerência, entre outros.
Fotos: Reprodução.