Uma cidade mais justa, sustentável e com melhor qualidade de vida. É com esses e outros objetivos que a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), pretende entregar à população o documento do Plano Fortaleza 2040: Construindo a Fortaleza que Queremos. O lançamento ocorre nesta terça-feira (20), às 19 horas, em solenidade com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, do presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Francisco Antônio Guimarães, e demais autoridades, no Theatro José de Alencar.
O Plano Fortaleza 2040 contou com a participação de instituições públicas e privadas e de milhares de pessoas – população de diversos bairros, pesquisadores, técnicos, consultores e gestores – que durante os últimos três anos contribuíram para ofertar à cidade um instrumento de planejamento de curto, médio e longo prazos.
Para o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, o Plano Fortaleza 2040 é um marco para o planejamento participativo da cidade de Fortaleza e se reveste de grande importância no momento em que se busca a otimização do gasto público e a priorização de investimentos.
Saiba mais:
Instrumento que estabelece uma visão de futuro para a cidade – apontando estratégias na superação dos desafios e detalhando um conjunto de ações, metas, responsabilidades e custos que deverão ser seguidos pelas gestões futuras da cidade, o Plano Fortaleza 2040 está organizado em uma coleção com oito volumes, sendo o primeiro referente a uma síntese do plano. Todo o documento estará disponível também em formato digital e será distribuído no evento. Confira os demais volumes:
Volume 1 – Apresentação do Plano;
Volume 2 – Equidade Social, Territorial e Econômica;
Volume 3 – Cidade Conectada, Acessível e Justa;
Volume 4 – Vida Comunitária, Acolhimento e Bem estar;
Volume 5 – Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento;
Volume 6 – Qualidade do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais;
Volume 7 – Dinamização Econômica e Inclusão Produtiva; e, finalmente,
Volume 8 – Governança Municipal e Anexos.
Fotos: Reprodução.