Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual, através de instrumentos de enfrentamento à esse tipo de violência, a Prefeitura de Fortaleza lança na manhã da próxima quarta-feira (18) a “Cartilha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Combater a Violência Sexual é Papel de Todos Nós”.
O material faz parte de uma iniciativa do Município em parceria com a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). A expectativa é que a cartilha seja disponibilizada para população e profissionais da saúde, educação, assistência social e dos direitos humanos.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza faz parte da Campanha Fortaleza Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que alerta a população sobre a importância de denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
A mobilização acontece em vários locais da Capital e destaca o Conselho Tutelar e o Disque 100 como os principais canais de recebimento de denúncias sobre violações de direitos contra crianças e adolescentes.
Saiba mais
No ano 2000, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.
Em alusão a data, que visa alertar que é preciso formar uma consciência coletiva para denunciar e romper com esse ciclo de violência para proteger crianças e adolescentes, a Prefeitura de Fortaleza decidiu lançar a Cartilha amanhã (quarta-feira, 18 de maio). O evento acontece no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizado na Rua Barbosa de Freitas, 2674, Dionísio Torres.
Fotos: Reprodução.