Prefeitura promete zerar fila do IJF

Acontece

Declaração foi feita ontem, durante a inauguração do heliponto da unidade, após cinco anos de obras

heliponto

O heliponto do Instituto Dr. José Frota (IJF) foi inaugurado oficialmente na manhã de ontem, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Na solenidade, também foi anunciada a incorporação de 19 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com recursos do Ministério da Saúde, e estabelecida a meta, pelo prefeito e pelo superintendente do hospital, Walter Frota, de “chegar próximo ao número zero de leitos no corredor do hospital, até o fim deste ano”.

“Atualmente, este número é de 50 leitos em corredores, mas, quando assumimos chegava a 150, o que representa uma redução de quase 70%”, diz Frota

Espera
O heliponto do IJF teve a construção iniciada em 2008 e chegou a passar 14 meses com obras paradas, entre 2011 e 2012. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

“O IJF acaba sendo o hospital que mais permite a doação de órgãos para salvar vidas e o transporte rápido desses órgãos é fundamental para garantir que isso aconteça com eficiência. O heliponto facilitará isso”, afirmou Roberto Cláudio.

O prefeito destacou ainda que, além do equipamento, com capacidade para aterrissagem de até três helicópteros, ficarão disponíveis para o IJF três aeronaves específicas, de alta tecnologia, para salvamento com médicos e paramédicos treinados para fazer salvamentos, inclusive que às vezes precisam que o profissional desça de rapel.

Já para a secretária municipal de saúde, Socorro Martins, o heliponto “vai agilizar o atendimento, dar resposta rápida aos pacientes em estado mais grave, que é o perfil do IJF. Essa obra é esperada há mais de oito anos”.

 

Fonte e Foto: Diário do Nordeste

Inscreva-se na nossa newsletter