Atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase acontecem esta semana

Acontece|Fortaleza|Saúde


A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. A primeira manifestação da doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, consiste no aparecimento de manchas dormentes de cor avermelhada ou esbranquiçada em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Para alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura pelos serviços de saúde, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove durante toda esta semana várias atividades alusivas ao “Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase”, que será celebrado no próximo domingo (31).

Atividades como palestras, apresentação de vídeos educativos, consultas e exames, além de um seminário para os profissionais de saúde serão realizadas nos postos de saúde da cidade. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também participam das atividades, com a busca ativa durante visitas domiciliares, identificando pessoas com sinais e sintomas da doença.

hanseníase 2

Para a assessora Técnica da Célula de Atenção às Condições Crônicas, Natália Régia, durante esta semana serão intensificadas as ações de orientação e busca ativa com as pessoas que apresentam os sinais e sintomas. “Os profissionais dos postos de saúde, foram capacitados para detectar os casos de hanseníase e direcionar o usuário para o início do tratamento”, destacou Natália Régia.

Segundo a OMS, nosso país é líder mundial em prevalência da hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010. Entretanto, a cada ano há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.

A “Lepra”, designação antiga da doença, é contagiosa, mas através do diagnóstico precoce e início do tratamento, torna-se possível a cura. O tema deste ano proposto pelo Ministério da Saúde é “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter