Dica do dia – Coletânea 80’s Hits na Saraiva
27 de maio de 2015
OFF Outlet realiza campanha promocional para o Dia dos Namorados
27 de maio de 2015

Prefeitura de Fortaleza realiza ação de combate à dengue

Época de chuva é tempo de redobrar o cuidado com o mosquito da dengue, sobretudo com o seu transmissor. O Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença, é responsável por outras duas doenças que também estão afetando a população: a febre Chikugunya e o vírus Zika. Com a doença se alastrando cada vez mais nos bairros da Capital, a melhor forma de combater o problema ainda é a prevenção.

Pensando nisso, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Saúde e dos Distritos Técnicos em Endemias de todas as Regionais realizou, nesta terça-feira (26), o Coletivo de Eliminação do Mosquito da Dengue no Parque Santa Rosa. A ação de combate à Dengue visa realizar abordagens educativas e visitas domiciliares, a fim de detectar focos do mosquito e também de promover ações educativas com a população. A concentração da ação foi no Colégio Castro Alves.

O Dr. Nélio Morais, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, falou sobre o mutirão. Segundo ele, este tipo de ação é muito importante para que se combata a proliferação do mosquito transmissor e, em consequência, a propagação da doença.”Essas ações tem como intuito eliminar os focos de dengue na capital, bem como fortalecer a mobilização e educação popular como ferramenta de esclarecimento e conscientização das pessoas”, disse.

De acordo com a prefeitura, o Coletivo de Eliminação do Mosquito da Dengue nos Bairros de Fortaleza acontece todas as terças-feiras em diversos bairros da cidade. Ao todo, 82 educadores e 18 agentes de endemias estão sendo mobilizados para esta atividade.

dengue_14444444Mesmo que a equipe da prefeitura ainda não tenha passado no seu bairro, você já pode, junto de seus vizinhos, ir se prevenindo contra o mosquito da dengue.Confira abaixo algumas dicas para não deixar que o mosquito se prolifere na sua residência. Mas não esqueça: o combate à dengue é um dever de todos. Se você faz a sua parte e o seu vizinho não faz a dele, a sua família segue correndo risco.

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 – Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 – Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

Fique atento:

Dengue é uma doença tropical, com bastante incidência no País, e que é transmitida por diversos mosquitos do tipo Aedes, sobretudo o aegypti. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de vida, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *