Cultura Kids – Temas de ‘adulto’ em assuntos de criança
18 de abril de 2017
TV Assembleia passa a ser transmitida através de sinal digital
19 de abril de 2017

Prefeitura realiza segunda reunião do comitê de políticas públicas para combate de arboviroses

Na última quinta-feira (13), divulgamos aqui uma matéria falando que a Prefeitura de Fortaleza criou um comitê de políticas públicas para prevenção e ações de combate de arboviroses na capital. Conforme prometido pelo prefeito Roberto Cláudio, o grupo vem se reunindo semanalmente e o segundo encontro aconteceu na manhã da terça-feira (18), no Paço Municipal.

Lembrando que entre janeiro e abril deste ano já foram notificados 2.492 casos de dengue, 1.800 de febre chikungunya e 95 de zika e que os encontros semanais buscam diminuir a incidência do número de casos das arboviroses em Fortaleza.

Durante essa segunda reunião foram articuladas iniciativas intersetoriais para ações de combate ao Aedes aegypti e as doenças causadas pelo mosquito. Joana Maciel, secretária da Saúde do Município, comentou a importância do momento para a prevenção e controle das arboviroses. “A nossa expectativa é a melhor possível no que diz respeito ao combate ao Aedes aegypti. Estamos com todos os envolvidos nessas ações, o que possibilitou o surgimento de várias ideias. Tivemos secretarias como de Educação, Conservação, Agefis (Agência de Fiscalização de Fortaleza), Seuma (Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente), todas com ações direcionadas ao combate ao mosquito. A partir das próximas reuniões, teremos já o acompanhamento delas e nossa expectativa é que, em curto tempo, tenhamos a redução nos casos, especialmente de chikungunya”, afirmou.

Nélio Morais, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lembrou ainda que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando um trabalho intenso com seu corpo funcional especializado por meio de política bem definida para a área de forma programada.

Nesse segundo encontro foi compartilhado que está em processo de estudo uma possível parceria para a construção da segunda recicladora de pneus do Nordeste. O que possibilitará a reutilização desses objetos, conhecidos por acumularem água e focos de mosquitos.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *