A cultura secular da literatura de cordel finalmente tem sua tradição e valor reconhecidos oficialmente! “Com esse edital podemos afirmar em alto e bom tom que a literatura de cordel virou assunto de política pública no Brasil”, disse Ana de Hollanda, durante a entrega do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Edição Patativa do Assaré 2010, realizada nesta quarta-feira (7) no Centro Cultural Banco do Nordeste.
Com investimento de R$ 3 milhões para o segmento da cultura popular o ‘Minc’ ressalta a importância da literatura de cordel como patrimônio imaterial brasileiro, por meio do II Edital do Prêmio ‘Mais Cultura de Literatura de Cordel’ – Edição Patativa, reafirmando o compromisso de dar continuidade à segunda edição do Edital para 2012.
O prêmio ‘Mais Cultura de Literatura de Cordel’ 2010- Edição Patativa do Assaré é o primeiro edital lançado pelo ‘Minc’ para este segmento, tendo 618 inscritos, premiando 200 projetos! A premiação atende também à demanda do setor, quando solicitado na realização do Seminário de Políticas Públicas do I Encontro Nordestino de Cordel, em Brasília, em 2009.
Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel
O Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel visa divulgar e estimular a produção literária e demais expressões culturais neste segmento, bem como valorizar e apoiar a propagação da cultura popular, estimulando a geração de renda para poetas e demais artistas que atuem no campo da Literatura de Cordel e linguagens afins. O prêmio confirmou o princípio de Patativa do Assaré, de que ainda temos muito o que cantar, além de criar espaço para que a cultura brasileira seja exercitada.
Foto: Reprodução