O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), divulgou essa semana, os novos critérios de classificação para hotéis, que irão recepcionar milhares de torcedores durante a Copa do Mundo em 2014 no Brasil.
Será usado o sistema de classificação de estrelas. A classificação de 3 a 5 estrelas, por exemplo, será usada para estabelecimentos com “decoração compatível com a categoria” e o uso obrigatório de internet, ramal telefônico e televisão no quarto, além de jornais e revistas na área comum.
“Simplificadamente e em caráter ilustrativo, espera-se que um hotel de 2 estrelas seja simples e um hotel de 5 estrelas seja sofisticado ou luxuoso” afirmou a portaria do Ministério do Turismo.
As regras se estendem para sete tipos de estabelecimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. Os albergues, por serem coletivos, ficam de fora dessas regras, pois a classificação de estrelas será direcionada a unidades individuais de hospedagem.
Para os interessados em receber a qualificação do seu hotel, fiquem ligados! É preciso preencher um ficha de inscrição para passar pela inspeção da comissão de técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Depois de aprovada, a qualificação é válida por 3 anos.