Preparar, enquadrar… Lomo!

Arte|Cultura

Estamos de volta, amigos! E como bons Voyeurs Gráficos, não poderíamos deixar de espiar o que tem acontecido de bacana no mundo e em nossa querida Fortal City. Já ouviu falar em Lomografia? Se sim, temos novidades. Caso contrário, vamos te dizer como aderir a essa onda que veio para ficar.

De cara perguntamos: quanto tempo faz que você não fotografa com uma máquina que utiliza o bom e velho filme? Xiiii, vai logo achar que estamos te chamando de velho(a) não é? Ou então, que essas máquinas só o tiozão ou o vovô ainda insistem em usar. Bom, quer sejam filmes de 35mm ou 120mm sempre houve aquele ritual básico cheio de expectativas para saber como ficariam as fotos depois de reveladas. Por muito tempo, gerações no mundo inteiro vivenciaram esta fascinante e ainda intrigante forma de se eternizar momentos.

Como tudo evoluiu, não foi diferente para a fotografia. E o que era sensação, em um passe de mágica tornou-se obsoleto. Uma espécie de Catrina tecnológico conhecido como fotografia digital arrasou a indústria analógica e mudou, novamente, a forma de nos relacionarmos com a imagem.

Antes, éramos seletivos. Demorávamos para fotografar, pois não sabíamos o que viria. Hoje, nossa relação com a imagem é quase que banalizada.Tudo é muito instantâneo, quantitativo e parece não haver mais espaço para a apreciação e escolhas. Apenas disparamos o botão e guardamos muitas fotos sem saber se vamos imprimí-las para um álbum de fotografias algum dia.

Um cenário triste para as máquinas com filmes, não é meu caro Voyeur Gráfico? Que nada! Olha só: como explicar por que em 1991, alguns estudantes vienenses encontraram, em uma dessas Old School Camera Shop, em Praga, capital da tchecoslováquia, uma máquina de origem Russa conhecida como LOMO LC-A e se apaixonaram pelo processo analógico? Simples: Ao revelarem os filmes da LC-A, eles ficaram surpresos com aquela estranha beleza marcada nas fotos contrastantes e com cores saturadas.

A LC-A, cuja fabricação se iniciou em 1984 e logo conquistou os soviéticos pela qualidade de suas imagens foi largamente produzida. Mas, com o passar dos anos, aos poucos foi descontinuada pela avassaladora concorrência asiática. O fato é que essa máquina soviética impulsionou esses jovens a fundar uma sociedade conhecida como Lomography Society, que em 1992 convenceu os chefes da fábrica LOMO Óptica de São Petersburgo a reativarem uma produção em larga escala. Resultado: logo, a cultura do analógico voltou a ganhar fôlego e se espalhou pelo mundo atingindo vários países e grandes centros urbanos.

Será que essa onda já chegou em Fortaleza? Moçada, não só veio, como também, já articularam-se grupos de fãs de vários tipos de máquinas fotográficas analógicas: vintages totalmente mecânicas, eletrônicas, Toy câmeras e as famosas Lomos.

O grupo Lomo Fortaleza, um dos mais movimentados e com ações realizadas fora do âmbito digital – como passeios e palestras sobre a cultura do analógico – conta com mais de 175 membros no Facebook e é aberto! Lá são discutidas várias abordagens de manuseio das máquinas, dicas para se comprar filmes e revelá-los com qualidade. Esses grupos estão ajudando na preservação da tecnologia analógica e uma grata surpresa é ver muitos jovens aderindo e redescobrindo o prazer que a fotografia, via máquinas lomográficas, pode proporcionar. Já que a principal regra é não ter regras, ou seja, improvisação e espontaneidade ditam o jogo.

E tem para todos os gostos! Lomos com efeitos que dividem o negativo em pedaços ou sequências de imagens estáticas ou em movimento, outras que só apresentam imagens tipo olhos de peixe, câmeras com ou sem visor, modelos que facilitam duplas exposições e que proporcionam fotos com bordas escurecidas ou cores bem saturadas…  Enfim, para sua necessidade vai sempre existir um tipo esperando por você.

As lomos possuem preços relativamente acessíveis e em uma busca rápida no Sr. google, logo descobrimos sites que comercializam esses mimos. Um começo é acessar a lomography.com.br, lá você terá acesso a dicas, lançamentos, espaço para postar suas fotos e conhecer novos lomógrafos no Brasil e no mundo.

Existem duas lojas físicas oficiais no Brasil conhecidas como Lomography Gallery Store e por enquanto somente no Rio de Janeiro e São Paulo. Então, amigos, prontos para lomografar por aí?

 

Serviço

Grupo Lomo Fortaleza

https://www.facebook.com/groups/lomofortaleza/

Loja virtual Lomography

http://www.lomography.com.br/

Blog Vida Analógica

http://vidanalogica.blogspot.com/2011/07/cameras-para-iniciantes.html

 

 

Texto: Wendel Alves – equipe Voyeur Gráfico

Fotos: Reprodução

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter