A primeira rede social

Comportamento|Tecnologia

Os romanos foram os pioneiros das redes sociais, mostrando-se bem mais atualizados do que pensávamos

rs_nopatio
Não importa a quem você pergunte quais as características fundamentais do nosso tempo, as redes sociais sempre irão aparecer. Afinal de contas, podemos contatar uma infinidade de pessoas com apenas um clique no Facebook, Twitter e Whatsapp. E então você começa a se perguntar como os nossos antepassados puderam viver sem elas. É aí que entra a ciência para explicar que eles estavam mais avançados do que imaginávamos.

O jornalista britânico Tom Standage escreveu o livro Writing on the Wall – Social Media, The first 2000 years (“Escrevendo no Mural – Mídias Sociais, Os Primeiros 2 mil anos”). E ele afirma que as redes sociais não são da atualidade. Há mais de 2 mil anos, o homem já usava ferramentas de interação social. Standage, editor de conteúdo do site da The Economist, acredita que o Facebook, Twitter e Tumblr são as últimas encarnações de uma prática que começou por volta do ano 51 a.C. na Roma Antiga. O filósofo e político Marco Túlio Cícero, que viveu entre 106 a.C. e 43 a.C., foi o percursor.

rs2_nopatio
Marco Túlio Cícero

Cícero, junto com outros membros da elite romana, usava um escravo para redigir suas mensagens em rolos de papiros e distribuí-las a uma rede de contatos. Essa rede de contatos copiava o texto, acrescentava seus próprios comentários e repassava adiante, comentando as últimas movimentações políticas e expressando opiniões. Além do papiro, eles utilizavam uma tábua de cera do tamanho de um tablet para escrever recados ou perguntas. A resposta era feita abaixo da mensagem original. Bem familiar, não?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter