Sabia que o primeiro médico brasileiro de Harvard foi um cearense? Vem conhecer Alves Ribeiro

Curiosidades
primeiro brasileiro Harvard

Todo mundo já ouviu falar da renomada Harvard, a faculdade dos sonhos para muita gente – até mesmo brasileiros. Aliás, não é raro ver filhos de grandes empresários arrumando as malas para os Estados Unidos para estudar lá. Contudo, vocês sabiam que foi um cearense chamado Alves Ribeiro o primeiro médico brasileiro de Harvard?

Joaquim Antonio Alves Ribeiro nasceu na cidade de Icó, no interior do Ceará, por volta de 1830. E se hoje a coisa já é complicada, naquela época, o acesso à educação de qualidade era um desafio e tanto. Mesmo assim, ele mostrou desde cedo que levava os estudos a sério. Assim, ele primeiro foi para Olinda, em Pernambuco, onde estudou humanidades. Em seguida, tomou a decisão que mudaria sua vida: ir para os Estados Unidos.

primeiro brasileiro Harvard

A saga do primeiro brasileiro em Harvard

Imagine ir daqui para os Estados Unidos em uma época na qual não existia avião? Pois é, o desafio de Alves Ribeiro começou aí, afinal, a estrada até lá não foi fácil e a viagem durou semanas. No entanto, ele foi lá, viu e venceu. Assim, em 1858, ele conquistou o diploma, um feito absolutamente notável para um brasileiro naquele tempo.

No entanto, Alves Ribeiro ainda impressionaria muito mais. Após se formar, em vez de escolher morar em qualquer grande centro urbano, o primeiro médico brasileiro de Harvard retornou ao seu Ceará, onde se dedicou não somente a atender pacientes em sua clínica privada, mas também se dedicou ferozmente à saúde pública. Alves Ribeiro  foi o primeiro profissional contratado pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Além disso, ele se tornou uma figura central durante uma devastadora epidemia de varíola que atingiu a província, trazendo diferentes tecnologias para a cidade.

Além de ser o primeiro médico brasileiro formado em Harvard, o cearense também fundou uma das primeiras publicações médico-científicas do Brasil, o periódico A Lanceta. E sabe o Museu do Ceará? Adivinha quem fundou? Ele mesmo, doando uma coleção de objetos de história natural (fósseis, penas, pedras…) que reuniu durante a vida. Sua competência e popularidade eram tão grandes que o povo o elegeu deputado provincial.

Infelizmente, a trajetória de Alves Ribeiro foi curta. Ele morreu jovem, com apenas 32 anos, em 1865, vítima de uma doença infecciosa, provavelmente contraída enquanto cuidava dos doentes. Mas, mais triste ainda, é o fato de seu nome não ser tão conhecido nem mesmo entre os cearenses. Você já conhecia a história dele?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter