O Rio de Janeiro vai receber, no dia 11 de setembro, no Studio 512, no Jardim Botânico, sua primeira edição do ECOERA, evento que já vai para a quinta edição na cidade de São Paulo. O ECOERA é um evento pioneiro em reunir marcas, projetos, empresas e consumidor final em torno das questões sociais e ambientais no mercado de arte, moda, design e beleza.
Para o primeiro Rio ECOERA, idealizado por Chiara Gadaleta Klajmic, o foco do evento é usar a ARTE como agente de transformação social e ambiental, portanto, toda a concepção da cenografia e parte gráfica será inspirada e homenageará as obras do artista Leonilson e será resultado de um trabalho com alunos da Casa Geração Vidigal.
O Rio ECOERA tem como missão recolocar a moda em compasso com as necessidades do planeta e da comunidade. Chiara afirma que: “A moda sempre foi um reflexo fiel de um tempo, a arte também. A partir dos anos 2000 a moda passou a não mais representar uma época. O ECOERA pretende questionar através de expressões artísticas, qual é a moda que representa o século 21.
Durante a programação, que contará com mesas redondas, apresentação de projeto social e desfiles de coleções sustentáveis, a Green People irá fazer degustações de sucos orgânicos e o Zona Sul apresentará produtos de suas linhas naturais.
O projeto social que será lançado no evento é o “À Moda do Vidigal”, que se trata de uma parceria com a Casa Geração. O projeto tem como missão usar a arte como alternativa para o descarte têxtil e criar uma nova forma de design baseado essencialmente na criatividade e na sustentabilidade.
Confira a programação do evento:
14:00horas – Abertura
15:00 horas – Mesa Redonda : “A Natureza que veste um País”
16:00 horas – Mesa Redonda : “Todo Lixo tem seu Glamour”
17:00 horas – Apresentação Projeto Social “À MODA DO VIDIGAL”.
19:00 horas – Desfiles: Maria Oiticica (biojoias), Gustavo Silvestre (crochê alta costura), Brechó Clechior (Vintage ), Será O Benedito (masculino com reaproveitamento de lonas de caminhão descartadas), À MODA DO VIDIGAL (descarte têxtil e sucatas) e SAISSU (acessórios upcycling de câmaras de pneu descartadas) e Novelaria (trabalhos manuais).
20:00 horas – Encerramento.
A primeira edição do Rio ECOERA foi idealizado e está sendo formatado de forma eco inteligente. O processo criativo da moda e das artes integrado aos quatro pilares da sustentabilidade é o fio condutor desse evento que reúne ONGs, artesãos, estilistas, marcas e empresas que possuam em seus princípios relação clara e honesta com a sustentabilidade. Desde o início, sua concepção e todas as etapas estão sendo pensadas para ter o mínimo de impacto possível, tanto no meio ambiente como na vida das pessoas envolvidas.
Todo o material utilizado na montagem do Rio ECOERA será reaproveitado, reaproveitável, reciclado ou reciclável e todos os patrocinadores e apoiadores do evento também são empresas que têm relação honesta e clara com a sustentabilidade.
Para saber mais informações sobre o evento e fazer sua inscrição clique aqui e entre no site oficial do evento. Não perca tempo e garanta já a sua vaga, pois as mesas redondas estão sujeitas a lotação.
Fotos: Girard Giaume