5 dicas para ser um consumidor consciente
25 de maio de 2016
Risadas são capazes de identificar se uma amizade é verdadeira ou não, diz estudo
25 de maio de 2016

Engordar contra a nossa vontade é muito ruim. Ver nossas roupas ficando apertadas e desajeitadas em nosso corpo é horrível. Quando os quilinhos indesejáveis começam a aparecer, logo colocamos a culpa na comida.

Porém, em muitos casos, a culpa por estarmos engordando acabam nem sendo da comida. Existem outros fatores que podem nos fazer engordar e que muitas vezes nem prestamos atenção a eles.

Alguns problemas relacionados a nossa saúde podem nos fazer ter um ganho de peso, confira agora quais são alguns deles!

doençasqueengordam_nopatio5

Estresse – A doença da atualidade gera várias alterações químicas no corpo e isso acaba fazendo com que seja liberado um hormônio que aumenta o apetite, a grelina. Isso faz com que a pessoa estressada passe a comer mais. Além disso, há um estudo publicado no periódico Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences (Pnas) que mostra que o estresse faz uma determinada área cerebral “acordar”, e ela é responsável por produzir uma proteína chamada UCN3. A vilã aumenta o apetite e diminui a sensação de saciedade.

doençasqueengordam_nopatio2

Hipotireoidismo – Quando a tireoide passa a funcionar lentamente ou para total pode causar o aumento de até cinco quilos no peso. O metabolismo corporal fica prejudicado e se gasta menos energia em repouso, além de o corpo poupar mais. O cansaço também acaba vindo junto com o problema, isso atrapalha a prática de atividades físicas e colabora para que a pessoa engorde. Para saber se existe algo de errado com a sua tireoide procure um endocrinologista.

doençasqueengordam_nopatio4

Intestino preguiçoso – Conhecido também como prisão de ventre, esse problema pode fazer com que a pessoa fique inchada. A falta de trânsito intestinal pode dificultar a perda de peso. Isso pode acontecer por conta de uma dieta pobre em fibras ou com a quantidade suficiente delas, mas sem água. Ter uma alimentação rica em fibras e hidratar-se corretamente ajuda o organismo a funcionar normalmente.

doençasqueengordam_nopatio3

Medicamentos – Vários medicamentos tem como efeito colateral o ganho de peso. Betabloquadores, esteróides, alguns remédios para artrite reumatóide, medicamentos hormonais e para enxaqueca são alguns. Apesar desse ganho de peso não ser muito, ele pode incomodar. Porém, nunca interrompa um tratamento sem conversar com seu médico, ele juntamente com um nutricionista poderão ajudar a manter o peso durante o tratamento.

Depressão – Além de a depressão poder causar tanto a perda quanto o excesso de apetite, alguns medicamentos antidepressivos têm o ganho de peso como efeito colateral. Esse ganho de peso causado pelos remédios pode ser controlado com atividade física, porém, se isso não for possível, ele pode ser revertido após o tratamento com o auxílio de um médico.

doençasqueengordam_nopatio1

Todos esses problemas de saúde podem ser resolvidos com o acompanhamento de um médico. Procure saber qual a causa dos seus quilos extras para que você possa melhorar sua saúde e assim voltar ao seu peso ideal. Lembre-se de que assim como algumas doenças podem fazer você engordar o aumento de peso também pode causar várias doenças.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *