Madonna fará show no Brasil em 2012
4 de julho de 2011
Espaço Saúde – Conheça a ração humana!
4 de julho de 2011

Problemas nos joelhos? Nunca mais!

Melhoria da qualidade de vida, mais saúde, disposição e redução de peso são uns dos benefícios que as atividades físicas proporcionam. Mas, praticar a atividade sem orientação é caminhar no sentido oposto ao da melhor qualidade de vida. Movimentos errados podem gerar ou agravar problemas na coluna, nos músculos e nas articulaçãos. Os joelhos geralmente são os que mais sofrem e ficam mais suscetíveis a lesões. Se até os atletas mais experientes não estão longe dos risco, imagine os iniciantes! Pensando nisso o No Pátio mostras as dicas para praticar os quatro esportes que estão entre os preferidos dos brasileiros. Fique de olho na sua saúde!

1.Futebol

De seis em seis segundos, o jogador movimenta-se de forma inesperada, o que pode prejudicar o corpo. Geralmente essas ações são de rotação e apresentam grandes riscos de gerar lesões graves. Para evitar, sempre faça um aquecimento antes de começar o jogo. Alongue os braços e pernas, dê uns pulinhos e corra um pouco em volta do campo. O muscular protege os joelhos.

2. Corrida

Nada de chegar no local e começar a correr logo de cara! É fundamental fazer uns minutinhos de aquecimento antes. Se você estiver em uma praça melhor ainda! Coloque as uma das pernas em cima de um banco e, com a outra, equilibre-se. Repita o movimento a perna que estava no chão. As ruas e calçadas esburacadas devem ser evitads, pois significam uma sobrecarga ao corpo e esse excesso de peso, muitas vezes, concentra-se nos joelhos. Os locais planos são os mais indicados e oferecem mais riscos aos joelhos. Se você não tem prática na corrida, comece pelas caminhadas e, com o tempo, aumente o passo até conseguir correr.

3. Ciclismo

Um dos exercícios que mais exige rotações rápidas, o que sobrecarrega os joelhos com o peso e a velocidade. As lesões, na maioria das vezes, não são sentidas na hora porque o corpo está quento de exercício. Depois da atividade, a temperatura volta ao normal e as dores começam a aparecer. Sabe aquelas aulas de spinning que a mulherada adora e que queimam muitas calorias? Elas pedem cuidado redobrado! A cada aumento de carga da bicicleta, é exigido mais ritmo e força para aguentar. Então, nada de aumentar a carga além da sua capacidade. As articulações são as mais prejudicadas com o excesso de carga.

4. Tênis

Esporte sofisticado, exige inúmeras paradas bruscas e movimentos que não podem ser previstos. Pernas e braços em movimento o tempo todo e isso tudo aliado a corrida em direção à bolinha! Quanto mais duras as quadras,  mais esforço é concentrado nos joelhos! Alongamento sempre!

Alongamento antes e depois das atividades físicas são essenciais para evitar lesões que podem ocasionar problemas graves. Se você não gosta de esporte, mas pratica musculação, lembre-se de exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de forma igual. Quando ocorre mais esforço em apenas uma das partes, o risco de lesões fica ainda maior. Praticar esportes e atividades físicas é sempre bom e feitas com responsabilidade e levando em conta a saúde do corpo fica melhor ainda!

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *